Sérgio Sant’ Anna e a poética do trailer livre: uma estética da auto-prefaciação

Visualizações: 669

Autores

Palavras-chave:

polifonia, simulacro, hibridismo, auto-prefaciação, metaficção.

Resumo

Uma das condições principais da pós-modernidade é o fato de ninguém poder ou dever discuti-la como condição histórico-geográfica. Com efeito, nunca é fácil elaborar uma avaliação crítica de uma situação, avassaladoramente, presente. Os termos do debate, da descrição ( realidade) e da representação ( ficção) são com freqüência tão circunscritos que parece não haver como escapar de interpretações que não sejam auto-referenciais. Este artigo traça um estudo sobre a poética de Sérgio Sant ́Anna, escritor brasileiro, sob a ótica da poética do recorte e do hibridismo. Assim  investigaremos  no interior da narrativa  o cruzamento de dois discursos dentro do mesmo enunciado: O discurso da Teoria literária, que será confrontado com o Discurso Ficcional, para isso será analisado a obra Simulacros, onde será verificado se no texto ocorre esse cruzamento discursivo, para com isso estabelecermos se este cruzamento poderá se entendido como uma das marcas da poética de Sergio Sant ́Anna.

 

Biografia do Autor

Lindomar Cavalcante de Lacerda Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professor de Língua Inglesa SEMED/ SED

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua.Tradução: Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas hibridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução: Ana Regina Lessa, Heloisa Pezza Cintrão. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2003.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução: Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

______________________. Lector in Fábula. Tradução: Attilio Cancian. São Paulo: Ed. Perspectiva,1986

MENEGAZZO, Maria Adélia. A poética do recorte: estudo de literatura contemporânea. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2004.

________________________ . Estéticas da dispersão: formas híbridas na arte contemporânea. In I Seminário Internacional Sobre A América Platina. Campo Grande, MS: UFMS, 2006.

PEIXOTO, Fernando. Maiakovski- vida e obra. Tradução: Fernando Peixoto. 3 ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra,1986.

SANT ́ANNA, Sérgio. Contos e Novelas Reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

________________. Simulacros. São Paulo: Bertrad Brazil, 1977.

________________. Confissões de Ralfo. São Paulo: Civilização Brasileira, 1975. ___________________ .Entrevista Eletrônica.[mensagem pessoal]. Mensagem recebida por < london_ms@yahoo.com.br> Acesso em 2006 -2007

SILVERMAN, Malcolm. Moderna ficção brasileira 2. Trad. João Guilherme Linke. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

LIMA, Lindomar Cavalcante de Lacerda. Sérgio Sant’ Anna e a poética do trailer livre: uma estética da auto-prefaciação. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 189–204, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1442. Acesso em: 3 jan. 2025.