Resistência e submissão em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado

Autores

  • Thays Renata Lima da Silva Dias Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Figura feminina, Submissão, Crítica social.

Resumo

O trabalho aborda tensões sociais na caracterização da figura feminina no interior do romance Ópera dos mortos, de Autran Dourado. A proposta de investigação discute a presença dentro do romance de um olhar rebelde em relação à figura feminina como substrato de uma crítica aos modelos arcaicos de submissão e passividade que perduraram na formação social brasileira desde o século XIX com reflexos até nossos dias. Perscrutar, na linguagem do romance, na focalização ambígua e na caracterização das personagens femininas em um espaço de crítica social é o principal objetivo do trabalho.

Biografia do Autor

Thays Renata Lima da Silva Dias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Referências

BRUSCHINI, C. (Orgs.). Rebeldia e submissão: estudos sobre condição feminina. São Paulo: Vértice, 1989.

CHICOSKI, R. A trajetória feminina entre os séculos XIX e XX na obra Missa do Galo: variações sobre o mesmo tema. Seminário Internacional – ANAIS - Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder. Florianópolis, Santa Catarina, 2008, p. 1-7.

DOURADO, A. Ópera dos Mortos. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

PAIVA, V. Eva, Maria, Lilith. Purezas e impurezas. In: Evas, Marias, Liliths: As voltas do feminino. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990, p. 53 – 76.

RIBEIRO, A. G. G. Mulheres de Duas Pontes: a gênese e as representações do feminino em O risco do bordado, no romance de Autran Dourado. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos Literários/PPGL) – Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, 2012.

SCHMIDT, R. T. Recortes de uma história: a construção de um fazer/saber. In: RAMALHO, C. (Org.). Literatura e feminismo: propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo, 1999, p. 23-40.

SILVA, A. V. A lírica travestida: A voz feminina na poesia de Chico Buarque. In: RAMALHO, C. (Org.). Literatura e Feminismo: propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo, 1999, p. 133-150.

ZOLIN, L. O. Reflexões sobre a crítica literária feminista. In: RAPUCCI, C. A; CARLOS, A. M. (Org.). Cultura e Representação - Ensaios. Cultura e Representação. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2011, p. 219 - 230.

Downloads

Publicado

04/04/2017

Como Citar

Dias, T. R. L. da S. (2017). Resistência e submissão em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, 1(15), 97–110. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1520