Visões do além: as paródias do sobrenatural no Decameron, de Boccaccio

Visualizações: 653

Autores

  • Luís André Nepomuceno UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas)
  • Bruno Vieira Batista UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas)

Palavras-chave:

Além-mundo, paródia, sociedade medieval, Giovanni Boccaccio.

Resumo

O presente artigo pretende investigar questões ligadas ao além-mundo parodiado por Boccaccio em pelo menos três contos de seu célebre Decameron, escrito provavelmente entre 1349 e 1353, e revisado pelo autor por volta de 1371. Para tal, o ponto de partida serão as literaturas de viagens ao além, disseminadas pela Idade Média, desde o século VII, material que fornece um gigantesco conhecimento acerca do assunto. Um breve estudo teórico sobre o conceito de paródia será igualmente outro ponto de partida. Boccaccio fornece material em seu livro que permite compreender como o medievo pensou o sobrenatural, bem como mostra uma hábil capacidade de criar curiosos enredos por meio de um divertimento com a temática mencionada.

Biografia do Autor

Luís André Nepomuceno, UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas)

Luís André Nepomuceo é doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com pós-doutorado pela mesma instituição. É professor de Literatura Brasileira e Portuguesa no Centro Universitário de Patos de Minas.

Bruno Vieira Batista, UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas)

Bruno Vieira Batista é graduado em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Referências

ALMEIDA, Ana Carolina Lima. O feminino e o riso no Decamerão, Ciências Humanas e Sociais em revista, v. 31, n. 2, julho/dezembro, pp. 13-56, 2009.

BEC, Christian. Fundamentos de Literatura Italiana. Trad. Mário da Silva. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984.

BOCCACCIO, Giovanni. Decameron. Trad. Ivone C. Benedetti. Porto Alegre: L&PM, 2013.

CANO, José Ricardo. “O riso sério: um estudo sobre a paródia”, Cadernos de Pós-Graduação em Letras, São Paulo, v. 3, n. 1, pp. 83-89, 2004.

CAVALLARI, Doris Natália. A palavra astuta: as estratégias discursivas e a modernidade do Decameron de G. Boccaccio. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 4, pp. 6-16, 2010.

DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente, 1300-1800: uma cidade sitiada. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

LE GOFF, Jacques. “Além”, in: LE GOFF, Jacques & SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente Medieval. Trad. Hilário Franco Júnior (coord.). Bauru: Edusc/ São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002, vol. I.

_____. “Aspectos eruditos e populares das viagens ao Além na Idade Média”, in: O imaginário medieval. Trad. Manuel Ruas. Lisboa: Estampa, 1994, pp. 127-142.

_____. O nascimento do purgatório. Trad. Maria F. G. de Azevedo. Lisboa: Estampa, 1993.

NEPOMUCENO, Luís André. O Decameron e a peste como metáfora, Revista Alpha, n. 9, pp. 100-112, nov. 2008.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2015.

SCHMITT, Jean-Claude. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SIMONI, Karine. “De peste e literatura: imagens do Decameron de Boccaccio”, Anuário de Literatura, Florianópolis, n. 12, p. 31-40, 2007.

SOARES DE DEUS, Paulo Roberto. “Paraísos Medievais – esboço para uma tipologia dos lugares de recompensa dos justos no final da Idade Média”, Mirabilia 4, jun./dez. 2005, pp. 141-158.

TATEO, Francesco. Boccaccio. Roma: Laterza, 1998.

ZIERER, Adriana Maria de Souza. “Visão de Túndalo no contexto das viagens imaginárias ao Além Túmulo: religiosidade, imaginário e educação no medievo”, Notandum, n. 32, maio-ago. 2013, pp. 101-124.

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

NEPOMUCENO, Luís André; BATISTA, Bruno Vieira. Visões do além: as paródias do sobrenatural no Decameron, de Boccaccio. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 267–285, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1599. Acesso em: 28 mar. 2024.