Narrativas orais em livros didáticos de português
Visualizações: 616Palavras-chave:
Livro didático, Narrativa oral, PNLDResumo
O objetivo deste estudo é investigar de maneira descritiva e interpretativa como a coleção Português nos dias de hoje (Faraco; Moura, 2012), aprovada no PNLD 2014, veicula narrativas orais e contribui para a compreensão de sua complexidade cultural no âmbito escolar.Referências
ALMEIDA, Maria Inês de; QUEIROZ, Sônia. Na captura da voz: As edições da narrativa oral no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica; FALE/UFMG, 2004.
BRASIL, Lei 11.645/2008. Brasília: MEC, 2008
BRASIL. Lei 10.639/2003. Brasília: MEC, 2003
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs). Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Parecer CNE/CP 003/2004. Relatores: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Relatora), Carlos Roberto Jamil Cury, Francisca Novantino, Marilia Ancona-Lopez. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD 2014. Brasília: MEC, 2011.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014 Língua Portuguesa: Ensino Fundamental anos finais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.
BUNZEN, Clécio. O livro didático de português como um gênero do discurso: implicações teóricas e metodológicas. In: ANAIS DO I SIMPÓSIO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA I SILID. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008. p. 1-16.
.................................... Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. (Dissertação de Mestrado) Campinas, São Paulo: 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).