A maçã envenenada: o paradoxo do sujeito civilizado
Visualizações: 714Palavras-chave:
Letras, Literatura, Teoria LiteráriaResumo
Apresenta-se, neste artigo, uma proposta de reflexão acerca da postura do narrador do romance A maçã envenenada de Michel Laub (2013). Objetiva-se, portanto, verificar quais foram os mecanismos psíquicos responsáveis em solidificar o caráter do eu narrado, em sua relação com o outro, até o momento da enunciação. Os métodos empregados restringem-se ao recurso da pesquisa na área da Teoria e Crítica Literária, bem como da psicanálise. Para tanto, partindo da narratologia de Gérard Genette, outros estudiosos como Sigmund Freud, Theodor Adorno, Ronaldo Lima Lins, Georgy Luckacs e Jeanne Marie Gagnebin também serão conduzidos à discussão em momentos oportunos. Mediante essa temática, à luz dos estudos literários, espera-se alcançar a compreensão de que os conceitos de civilização e modernidade parecem paradoxais, visto que os benefícios que trouxeram ao indivíduo, nem sempre foram capazes de atenuar os reflexos destrutivos gerados por uma sociedade racional, porém cada vez mais degradada.
Palavras-chave: Narrador; eu/outro; A maçã envenenada; Michel Laub.
Referências
ADORNO, Theodor W. Posição do Narrador no Romance Contemporâneo. Trad: Jorge de Almeida. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2003, p.55-63. Disponível em: letrasorientais.ffch.usp.br/...Adorno,%20theodor%20Posição%. Acesso em: 14/10/2015.
FREUD, Sigmund. Moisés e o monoteísmo. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
______. O mal-estar na civilização. Texto copiado integralmente da edição eletrônica das obras de Freud, versão 2.0 por Tupykurumin. Disponível em Acesso em: 20 abr. 2015.
______. Totem e Tabu e Outros Trabalhos. 1912-1913. Disponível em: www.planonacionaldeleitura.gov.pt/clubedeleituras/.../e.../clle000164.pdf.../ Acesso em: 12/10/2015.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória, História, Testemunho. In: ______. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GENETTE, Gérard. O discurso da narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Arcadia, [s.d.].
LAUB, Michel. A maçã envenenada. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
LINS, Ronaldo Lima. Violência e Literatura. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as
formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.
MARIN, Isabel da Silva Rhan. Violências. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).