Narrando o trauma e a angústia: peculiaridades de Marcos Rey e Bernardo Kucinski
Visualizações: 680Palavras-chave:
Ditadura militar, Trauma, Marcos Rey, Bernardo Kucinski, Literatura comparadaResumo
O presente artigo objetiva analisar duas obras, uma de Marcos Rey, O último mamífero do Martinelli, e outra de Bernardo Kucinski, K.- Relato de uma busca, afim de averiguar a importância destas obras para compreender um dos períodos mais delicados da história brasileira: a ditadura militar. Como fundamentações teóricas serão utilizados textos dos seguintes pesquisadores: Márcio Seligmann-Silva (2008, 2010), Tânia Carvalhal (2006), Antonio Candido (2004), Walter Benjamin (1994), Tzvetan Todorov (2003). A escolha das duas obras literárias analisadas está diretamente ligada ao fato de que não há muitos estudos sobre elas e seus autores. Por conta da genialidade e da maneira com que constroem suas tramas, consideramos que é de grande valia levantar questões que possam aproximar os dois romances mencionados e destacar a opressão e a impotência dos personagens, que se cristalizam no papel de vítimas no universo ficcional.
Referências
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
CANDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. São Paulo: Brasiliense, 2004.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 2006
KUCINSKI, Bernardo. K.– Relato de uma busca. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
REY, Marcos. O último mamífero do Martinelli. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicologia clínica, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, 2008, p. 65-82.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local do testemunho. Tempo e argumento. Revista do Programa de Pós-Graduação em História. Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 3-20, jan./jun. 2010.
TODOROV, Tzvetan. Poética da prosa. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).