Narrando o trauma e a angústia: peculiaridades de Marcos Rey e Bernardo Kucinski

Visualizações: 658

Autores

  • Altamir Botoso Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Samantha Isabela Pinto Pereira da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus de Jacarezinho-PR

Palavras-chave:

Ditadura militar, Trauma, Marcos Rey, Bernardo Kucinski, Literatura comparada

Resumo

O presente artigo objetiva analisar duas obras, uma de Marcos Rey, O último mamífero do Martinelli, e outra de Bernardo Kucinski, K.- Relato de uma busca, afim de averiguar a importância destas obras para compreender um dos períodos mais delicados da história brasileira: a ditadura militar. Como fundamentações teóricas serão utilizados textos dos seguintes pesquisadores: Márcio Seligmann-Silva (2008, 2010), Tânia Carvalhal (2006), Antonio Candido (2004), Walter Benjamin (1994), Tzvetan Todorov (2003). A escolha das duas obras literárias analisadas está diretamente ligada ao fato de que não há muitos estudos sobre elas e seus autores. Por conta da genialidade e da maneira com que constroem suas tramas, consideramos que é de grande valia levantar questões que possam aproximar os dois romances mencionados e destacar a opressão e a impotência dos personagens, que se cristalizam no papel de vítimas no universo ficcional.

Biografia do Autor

Altamir Botoso, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Estadula Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Assis-SP e professor de língia espanhola da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS.

Samantha Isabela Pinto Pereira da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus de Jacarezinho-PR

Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/Campus Jacarezinho - PR. Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas pela mesma Universidade. Membro integrante do GRUPEL (Grupo Paranaense de estudos do léxico), coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Moreno da Silva. Membro integrante, também, do Grupo de Pesquisa Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino, da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, no qual analisou o estilo dos jornais Gazeta do Povo e Folha de Londrina. Atuou como professora de Inglês, contratada pelo Processo Seletivo Simplificado - PSS. Atualmente, ministra aulas de inglês para o ensino fundamental.

 

Referências

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.

CANDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 2006

KUCINSKI, Bernardo. K.– Relato de uma busca. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

REY, Marcos. O último mamífero do Martinelli. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicologia clínica, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, 2008, p. 65-82.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local do testemunho. Tempo e argumento. Revista do Programa de Pós-Graduação em História. Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 3-20, jan./jun. 2010.

TODOROV, Tzvetan. Poética da prosa. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2018-05-25

Como Citar

BOTOSO, Altamir; PINTO PEREIRA DA SILVA, Samantha Isabela. Narrando o trauma e a angústia: peculiaridades de Marcos Rey e Bernardo Kucinski. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 240–258, 2018. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1960. Acesso em: 19 abr. 2024.