Uma discussão sobre o ser e o ente em A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector
Visualizações: 1085Palavras-chave:
Clarice Lispector, A paixão segundo G.H., Existencialismo, Angústia, Ser.Resumo
Propõe-se, no presente artigo, uma análise do romance A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, à luz da filosofia existencialista, notadamente a partir das concepções abordadas por Martin Heidegger em Ser e Tempo (2015). Privilegia-se a primeira parte do romance, na qual a personagem G.H. ainda não havia entrado em contato com a barata, momento de tensão e reviravolta na trama, denominado por Affonso Romano de Sant’Anna (2013) como “revelação epifânica”. Antes desse encontro, a existência de G.H. caracterizava-se como inautêntica, pois baseava-se em relações superficiais com os entes com quem convivia. Os conceitos de Ser e Ente são discutidos, levando em consideração o momento da personagem G.H. no romance mencionado. Além disso, os termos angústia e impessoal possuem relevância no trabalho no intuito de compreender a personagem, suas características, suas atitudes e sua postura perante o mundo.
Referências
GENETTE, Gérard. Figuras III. Trad. Ana Alencar. 1. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. rev. e apres. de Marcia Sá Cavalcante Schuback; pósfácio de Emmanuel Carneiro Leão. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. Trad. José Geraldo Couto. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NUNES, Benedito. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1995.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. A barata e a crisálida: o romance de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: José Olympio; [Brasília]: INL, 1985.
OLSON, Robert G. Introdução ao existencialismo. São Paulo: Brasiliense, 1970.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Com Clarice. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Ap. e notas Arlette Elkaïm-Sartre; trad. João Batista Kreuch. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
WALDMAN, Berta. Clarice Lispector: a paixão segundo C.L. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora Escuta, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).