Carlos Drummond de Andrade e Ana Cristina Cesar: contágios
Visualizações: 825Palavras-chave:
poesia, experiência, Carlos Drummond de Andrade, Ana Cristina CesarResumo
A leitura que ora se apresenta dos poemas “Poesia” e “Procura da poesia”, de Carlos Drummond de Andrade, parte das anotações realizadas por Ana Cristina Cesar em seu exemplar de Reunião, – coletânea de livros drummondianos publicados até 1969 – nas quais mostra-se flagrante uma concepção de poesia aliada à vida, muito pertinente às discussões que estavam sendo realizadas, então, por ocasião dos “novos poetas” da década 1970, e que se relaciona, por sua vez, com a procura, nunca completa, a que se lança o poeta em busca da poesia.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
_____. A potência do pensamento: ensaios e conferências. Trad. António Guerreiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1967.
______. Carlos Drummond de Andrade. Org. Larissa Pinho Alves Ribeiro. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011 (Encontros).
______. Nova Reunião: 23 livros de poesia, vol. 3. Rio de Janeiro: Edições BestBolso, 2014.
ANDRADE, Carlos Drummond de.; ANDRADE, Mário de. Carlos e Mário. Correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Org. Lélia Coelho Frota. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.
ARRIGUCCI JR, Davi. Coração Partido: uma análise da poesia reflexiva de Drummond. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
______. Humildade, Paixão e Morte: a poesia de Manuel Bandeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Tradução, introdução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1993.
______. Escritos sobre mito e linguagem. Organização, apresentação e notas de Jeanne Marie Gagnebin; tradução de Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2013.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
______. A parte do fogo. Trad. Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CAMARGO, Maria Lúcia de Barros. Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. Chapecó: Argos, 2003.
CIPULLO, Sílvia Maria Fernandes Cipullo. Ana Cristina César lê Drummond. Dissertação. 157 fls. Programa de Pós Graduação em Letras. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, agosto de 1994.
GLEDSON, John. Influências e Impasses: Drummond e alguns contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. (Org.) 26 poetas hoje. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976a.
______. Impressões de viagem. CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
JOSÉ. Literatura, Crítica & Arte, n. 2, agosto 1976b.
MERQUIOR, José Guilherme. Razão do poema: ensaios de crítica e de estética. 3ª ed. São Paulo: É Realizações, 2013.
SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).