O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu

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Autores

Palavras-chave:

Ditadura, Não-heterossexualidade, Ficção, Literatura Brasileira.

Resumo

Este ensaio analisa como o conto “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu (1982), utiliza o ciclo homossocial masculino como estratégia para que encontros não-heterossexuais fossem possibilitados durante a Repressão de Estado de 1964 a 1985. No texto, somos apresentados a um aparato repressor que interditava a diversidade sexual. Apesar desse rígido controle, argumento que a não-heterossexualidade, no texto, subverte a opressão machista, tendo a homossociabilidade como método de aproximação erótica entre homens. Utilizando o conceito de Sedgwick (1985) que apreende a homossexualidade como um continuum da homossociabilidade masculina, proponho que o texto desconstrói essa separação binário que separa simbolicamente o macho da bicha, projetando uma diversidade na identidade sexual num Brasil baixo o controle cívico-militar.

Biografia do Autor

Andre De Oliveira Nascimento, University of New Mexico

Mestre em Literatura Brasileira e candidato ao mestrado em literaturas hispânicas ambos pela University of New Mexico, Albuquerque, New Mexico, Estados Unidos.

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Publicado

2018-10-22

Como Citar

NASCIMENTO, Andre De Oliveira. O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 117–138, 2018. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2862. Acesso em: 22 dez. 2024.