Glauce Rocha: desafios críticos do arquivo e da memória artístico- cultural em Mato Grosso Do Sul

Visualizações: 706

Autores

  • Marcia Maria De Brito ufms
  • Edgar Cesar Nolasco UFMS

Palavras-chave:

Arquivo, Literatura, Estudos Culturais, Memória,

Resumo

A presente comunicação tem o intuito em divulgar a pesquisa em andamento sobre o espaço cultural Glauce Rocha, da cidade universitária UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, fazendo uma breve menção à atriz em questão. A pesquisa visa analisar, de forma concisa, o arquivo e a memória do acervo artístico-cultural do espaço citado, por meio de algumas manifestações culturais como peças teatrais, musicais, espetáculos de dança e sessões de cinema, assim como resgatar a importância do trabalho artístico-cultural de Glauce Rocha. Para tanto, tomaremos como suporte crítico obras como: Mal de Arquivo, de Jacques Derrida; Planetas sem boca, de Hugo Achugar; Os Arquivos Imperfeitos, de Fausto Colombo; Arquivos Literários, de Eneida Maria de Souza e Wander Mello Miranda;

A Trama do Arquivo, de Wander Melo Miranda; A Arqueologia do saber, de Michel Foucault e Glauce Rocha: atriz, mulher, guerreira, de José Octávio Guizzo. Esperamos, dessa forma, traçar um perfil do que se entende por memória e cultura locais em Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2015-08-27

Como Citar

DE BRITO, Marcia Maria; NOLASCO, Edgar Cesar. Glauce Rocha: desafios críticos do arquivo e da memória artístico- cultural em Mato Grosso Do Sul. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 82–94, 2015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/317. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre