Adriano Espínola: um olhar sobre a cidade

Visualizações: 607

Autores

  • Tatiana de santana do Vale Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Aleilton Santana da Fonseca Universidade Estadual de Feira de Santana ( UEFS).

Palavras-chave:

Adriano Espínola, Literatura Contemporânea, Representações Urbanas.

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma proposta de reflexão acerca do tema cidade na criação literária do poeta da contemporaneidade brasileira, Adriano Espínola. Objetiva-se, portanto, verificar como a voz poética recria as imagens de Fortaleza e Rio de Janeiro, a partir das transformações pelas quais passaram essas cidades e sua população nos últimos anos. Busca-se observar o modo como o sujeito poético representa e relaciona a modernização desses espaços com o processo de exclusão social presente na sua espacialização urbana. O artigo fundamenta-se no diálogo entre estudiosos da literatura moderna e contemporânea, que consideram relevante essa temática.

Biografia do Autor

Tatiana de santana do Vale, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana ( UEFS).Especialista em Docência do Ensino Superior pela Unijorge.Professora EBTT de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano com Dedicação Exclusiva.

Aleilton Santana da Fonseca, Universidade Estadual de Feira de Santana ( UEFS).

Escritor, ensaísta e professor pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia (UEFS). Desenvolve pesquisa sobre imagens urbanas na literatura. Possui vários artigos e livros publicados no Brasil e no exterior.

Referências

COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

ESPÍNOLA, Adriano. Em trânsito – Táxi/Metrô. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

ESPÍNOLA, Adriano. O Lote Clandestino. Rio de Janeiro: Topbooks, 2002.

FONSECA, Aleilton. O Arlequim da Paulicéia: imagens de São Paulo na poesia de Mário de Andrade. São Paulo: Geração Editorial, 2012.

JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. Verso e reverso do perfil urbano de Fortaleza (1945-1960), São Paulo: Annablume,2003.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano - Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2002.

SARLO, Beatriz. Cenas da Vida Pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina.

ed. Tradução Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2006.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

DO VALE, Tatiana de santana; DA FONSECA, Aleilton Santana. Adriano Espínola: um olhar sobre a cidade. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 400–422, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3363. Acesso em: 26 abr. 2024.