Aspectos da repercussão de Alexandre Dumas no Brasil: o romance-folhetim e a ficção nacional

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Autores

Palavras-chave:

Alexandre Dumas, Baptiste-Louis Garnier, imprensa, tradução, ficção.

Resumo

Le Capitaine Paul, de Alexandre Dumas, foi o primeiro romance-folhetim traduzido em português no Brasil, em 1838. A análise do contexto de lançamento do novo gênero no país permite redimensionar a importância dessa publicação no panorama da ficção brasileira, que dava suas primeiras mostras nos anos de 1830. A partir da recepção desse romance, a produção ficcional local se dinamizou significativamente. Agentes como o editor do Jornal do Commercio, Junius Villeneuve, e o editor e livreiro Baptiste-Louis Garnier foram centrais na constituição de um mercado em torno da literatura no Brasil, o que favoreceu a criação de obras originais por autores brasileiros e a tradução de obras estrangeiras, fomentada pelo sucesso dos romances-folhetins. Diante das implicações da tradução e da circulação internacional de obras na consagração de autores e na elaboração das literaturas nacionais, este artigo tem como objetivo verificar aspectos da trajetória de Alexandre Dumas e de sua inserção no espaço literário brasileiro por meio das ações de editores e livreiros, como Villeneuve e Garnier, e observar o impacto dessa presença na nascente produção ficcional brasileira.

Biografia do Autor

Valéria Cristina Bezerra, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2016), com período sanduíche na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (2014-2015). Realizou Pós-doutorado no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e estágio de pesquisa na Université Paris Nanterre pelo programa de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), da FAPESP. Suas pesquisas abordam a literatura brasileira no século XIX e suas redes internacionais durante esse período de constituição de sua identidade nacional, através do estudo das traduções de José de Alencar no exterior e das traduções de obras estrangeiras no Brasil, principalmente francesas. Seu trabalho de doutorado foi contemplado com o prêmio Dirce Côrtes Riedel de Teses, da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). É professora assistente de Língua e Literaturas de Língua Francesa da Universidade Federal de Goiás em regime de dedicação exclusiva.

Priscila Renata Gimenez, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Letras pela UNESP/SJRP e em Literatura Francesa pela Université Paul Valéry - Montpellier III (França).  Foi bolsista FAPESP, FAPESP/BEPE e beneficiada do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE/ CAPES. É Professora Efetiva da Área de Francês na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás desde 2016, onde é Coordenadora Pedagógica do Programa Idiomas sem Fronteiras - Francês. É docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras/ UFG e trabalha com linhas de pesquisa sobre Literatura e Imprensa, Transferência Cultural, Circulação de Impressos, Fontes Primárias e, mais recentemente, com linhas de pesquisa relacionadas a Literatura, Imprensa e Tradução.

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

BEZERRA, Valéria Cristina; GIMENEZ, Priscila Renata. Aspectos da repercussão de Alexandre Dumas no Brasil: o romance-folhetim e a ficção nacional. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 231–255, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3374. Acesso em: 24 dez. 2024.