Junius Villeneuve e a circulação de estratégias de edição francesas no Brasil do século XIX: romances-folhetim e o Museo Universal

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Autores

  • Odair Dutra Santana Júnior Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Junius Villeneuve, romance-folhetim, Museo Universal, circulação de modos de publicação, edição

Resumo

Durante parte do século XIX, notadamente na década de 1840, Junius Villeneuve se estabeleceu como o maior impressor do Rio de Janeiro, além de estar à frente do mais importante jornal diário do período, o Jornal do Commercio. Seja pelos prelos de sua tipografia, seja nas páginas de seu jornal, o editor e empresário contribuiu para a circulação de ideias, modos de publicação, autores e textos franceses. Este artigo explora a atividade de impressão e publicação realizada por Villeneuve à frente da tipografia do Jornal do Commercio, tendo esse agente utilizado estratégias de edição próprias à imprensa francesa. Uma delas era o aproveitamento máximo das publicações literárias, sendo o romance-folhetim (que alimentava o rodapé dos jornais) reimpresso em livro; outra era a criação de um periódico semanal, a ser recolhido em anuário, o Museo Universal, ambiciosa revista ilustrada de variedades que circulou por sete anos. Por meio desses exemplos, destacaremos a atuação desse francês à frente da mais importante oficina de impressão da corte (a tipografia do Jornal do Commercio), tendo essa produção brasileira participado da centralidade que a França exercia no século XIX na República Mundial das Letras.

Biografia do Autor

Odair Dutra Santana Júnior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre em Letras pelo PPG-Letras da UNESP (campus de São José do Rio Preto). Atualmente realiza pesquisa de doutorado, na mesma universidade, com apoio FAPESP (Proc. 2017/10282-4), na qual investiga as coleções de literatura brasileira que circularam no Rio de Janeiro durante o século XIX.

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

SANTANA JÚNIOR, Odair Dutra. Junius Villeneuve e a circulação de estratégias de edição francesas no Brasil do século XIX: romances-folhetim e o Museo Universal. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 256–274, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3375. Acesso em: 24 dez. 2024.