Erico Verissimo: um Proust guasca?

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Palavras-chave:

Memória, epifania, romances

Resumo

Este artigo mostra as semelhanças entre o estilo de Erico Verissimo, sobretudo nas obras Israel em Abril, O Arquipélago, Solo de Clarineta e Incidente em Antares, e o do escritor francês Marcel Proust, na monumental narrativa Em busca do tempo perdido. Ambos tratam do processo mnemônico na composição literária e citam objetos ou situações epifânicas que motivam os enredos, enfocando a importância da memória involuntária. Para isso, serão utilizados os pressupostos teóricos de Henri Bergson, Harald Weinrich e Pierre Nora.

 

Biografia do Autor

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestre em Estudos Literários pela UFRGS. 

Doutoranda em Estudos Literários - UFRGS

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

NORA, Pierre. Entre Memória e História, a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, v.10, n.1, 1993, p.7-28.

PROUST, Marcel. No caminho de Swann. 8ed. Rio de Janeiro: Globo, 1983.

VERISSIMO, Erico. Israel em Abril. Porto Alegre: Globo, 1969.

_____. O Arquipélago III. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

_____. Incidente em Antares. 51 ed. São Paulo: Globo, 1999.

_____. Solo de Clarineta. 4 ed. Porto Alegre: Globo, 1974.

WEINRICH, Harald. Lete arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

FERREIRA DOS SANTOS, Maria Cristina. Erico Verissimo: um Proust guasca?. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 323–341, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3379. Acesso em: 16 abr. 2024.