Trajetória da construção do projeto político educacional: narrativas/memória

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Autores

  • Adma Cristhina Salles De Oliveira UEMS

Palavras-chave:

educação, movimentos sociais, projeto político, memória,

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como um projeto, forjado no meio dos movimentos sociais, constituiu-se como formador político educacional da população do Município de Mundo Novo - MS. Para tanto, escolhemos o período de 1997 a 2000, durante o mandato da prefeita Dorcelina de Oliveira Folador. Procuramos registrar e analisar os depoimentos dos sujeitos envolvidos com o projeto educacional desenvolvido na região. Nossa intenção ao dialogar com os sujeitos que participaram da construção do projeto educacional foi registrar essas narrativas. Recorremos à história oral para materializar a memória dos sujeitos sociais que participaram desta construção. Consideramos que a “memória é um fenômeno construído,quando trabalhamos com a memória, utilizamos a lembrança dos depoimentos individuais, que são fruto das relações: familiares, grupais, escolares, da igreja. Estas lembranças compõem a memória pessoal e coletiva. Considerando a experiência vivida no município, registramos a construção de um projeto educacional inspirado nos princípios educacionais dos movimentos sociais.

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Publicado

2015-08-28

Como Citar

DE OLIVEIRA, Adma Cristhina Salles. Trajetória da construção do projeto político educacional: narrativas/memória. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 119–138, 2015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/340. Acesso em: 26 dez. 2024.