“Becos de Goiás”: uma análise literária e intercultural do poema de Cora Coralina

Visualizações: 9047

Autores

  • Sanderson Mendanha Peixoto Universidade Estadual de Goiás
  • Ebe Maria de Lima Siqueira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Cidade de Goiás, Memória, Espaço

Resumo

Esta investigação tem o propósito de analisar, do ponto de vista literário e intercultural, o poema “Becos de Goiás” de Cora Coralina. Escritora que teve sua formação cultural na cidade de Goiás, Cora utiliza-se de sua lírica para fazer uma reflexão acerca das condições do homem comum, da presença do coronelismo e do machismo/misoginia na pequena Vila Boa, do pouco espaço da mulher na sociedade, da materialização da memória na Casa Velha da Ponte e dos seres sociais mais humildes, resgatando, sempre que possível, traços espaciais da sua cidade, com seus becos, casas conjugadas, ruas de pedra e arquitetura colonial (BRITO, 2009; SIQUEIRA, 2016; VELASCO, 1990). Tendo como referencial o fato de que de que vivemos em uma sociedade definida pela multiplicidade de culturas e modos distintos de percepções da realidade e do mundo (NUNES, 2011), objetivamos demonstrar como o espaço destes becos, casas e ruas de Goiás dão instrumentos poéticos à Cora Coralina para apreender a humanidade em seus versos e recriar o fazer literário com elementos verossímeis e próximos do indivíduo.

Biografia do Autor

Sanderson Mendanha Peixoto, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Língua, Literatura e Interculturalidade na Universidade Estadual de Goiás - Brasil.

Ebe Maria de Lima Siqueira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás – Brasil. Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás – Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade Universidade Estadual de Goiás - Brasil. E-mail:

Referências

ANDRADE, Fabíola Fernandes Andrade; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Reflexão sobre a importância da leitura literária para a formação de crianças produtoras de texto. Revista Lugares de Educação [RLE], Bananeiras-PB, v. 6, n. 12, p.42-62, Jan.-Jul., 2016

BORBA, Odiones Fátima. Cidade de Goiás: formas urbanas e redefinição de usos. Temporis(Ação), Goiás, v.1, n.3, jun. 1999.

BRITO, Clóvis Carvalho. Lembranças de mulher: literatura, história e sociedade em Cora Coralina. OPSIS, vol. 7, nº 9, jul-dez. 2007.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 9.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006. 199 p.

CORALINA, Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. 7.ed. São Paulo: Global, 2001.

_______. Poema dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2003.

LEONTIEV, A.O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MENEGUSSO, Gustavo. O duplo Narciso: o herói da modernidade em o Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde e Esfinge, de Coelho Neto. Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen. (Dissertação). 126 f. Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, 2012.

MOÇO, Mafalda. O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Mestrado em Cultura e Língua Portuguesa. (Dissertação). 103f. Faculdade de Letras, Lisboa, Portugal, 2011.

MORAES, Isabella Ligia. A literatura e seu poder de resgate da totalidade humana. PUC-Minas, 2009.

NUNES, Flaviana Gasparotti. Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola. Pro-Posições[online]. v. 22, n.3, 2011.

PASINI, Carlos Giovani Delevati; GRACIOLLI, Nilta de Fátima Hundertmark; MORAES, Ana Paula Colares Flores; PROCHNOW, Ana Lúcia Chelotti. Educação intercultural e literatura: contribuições de diálogos literários em cafezinhos poéticos, para a construção da consciência libertadora. X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), Paraná, Curitiba, 2011.

SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima. Estudos sobre Cora Coralina: vida, obra e fortuna crítica. In: LUZ, Regina Maria Emos da; SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima. Escola, Comunidade e Universidade: construindo caminhos – Goiânia: Cânone Editorial, 2016.

SILVA, José Manuel Teixeira da. O destino do Eu: ascensão e queda do indivíduo na modernidade. Lisboa: Instituto PIAGET, 2004.

SILVA, Olívia. Nos Becos de Goiás: poesia, dramas e boninas perfumadas. Revista Ártemis. v. 4, jun. 2006.

VELLASCO, Marlene Gomes. A poética da reminiscência: estudos sobre Cora Coralina. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 1990.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

PEIXOTO, Sanderson Mendanha; SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima. “Becos de Goiás”: uma análise literária e intercultural do poema de Cora Coralina. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 48–59, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3405. Acesso em: 29 mar. 2024.