Formas do cronotopo em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar

Visualizações: 718

Autores

  • Bruno Cardoso Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, Bakhtin, Dialogismo, Cronotopo

Resumo

O artigo visita a célebre obra do escritor Raduan Nassar, Lavoura Arcaica, com foco analítico na moldura plástico-pictural das cenas de ambientação do casarão da família de André, personagem-narrador e protagonista da trama. Assumo, com base no conceito de cronotopo de Bakhtin, que tal configuração dos espaços cênicos demarca uma diferenciação no horizonte axiológico do personagem André, o filho tresmalhado, bem como do seu pai, o patriarca da família. Essa demarcação espacial encontra, com efeito, um coeficiente no horizonte ideológico de tais personagens, visto que em toda narrativa, segundo Bakhtin, o herói se apresenta como um ideólogo e seu discurso, respectivamente, apresenta-se como um ideologema.

Biografia do Autor

Bruno Cardoso, Universidade de Brasília

Doutorando em Literatura na Universidade de Brasília. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria de Educação do Distrito federal. E-mail: brunoprofessorlp@yahoo.com.br

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora Unesp, Hucitec, 1990.

______________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

______________. Para uma filosofia do ato. São Carlos: Pedro e João editores, 2010.

______________. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

LEMOS, Maria José Cardoso. Lavoura trágica nassariana. Revista Alere, v.2, n.1, p. 61-72, 2009.

LEMOS,Masé. Imigração e escrita em Lavoura Arcaica. In: CHIARELLI, Stefania; NETO, de Oliveira Godofredo (Orgs.). Falando com estrangeiros: o estrangeiro e a literatura brasileira. Rio de Janeiro: 7 letras, 2016.

LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.

MARTINS, Analice. Um lugar à mesa: uma análise de Lavoura Arcaica. Dissertação (Mestrado em Ciência da Literatura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1994.

NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

NUNES, Benedito. Tempo e mito. In:_______. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1995.

NUTO, João Vianney Cavalcanti. O problema da autoria em A rainha dos cárceres da Grécia. In: NUTO, João Vianney Cavalcanti (Org.). Personas autorais: prosarias e teoremas. Brasília: Sigla Viva, 2016.

SCHIMIDT, Rita Terezinha. Refutações ao feminismo: descompassos da cultura letrada brasileira. Revista Estudos Feministas, v. 14, n. 3, p.766-798, 2006.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

CARDOSO, Bruno. Formas do cronotopo em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 92–111, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3408. Acesso em: 24 abr. 2024.