O romance biográfico na perspectiva de Ana Miranda: historiografia e intertextualidade na composição da obra Musa Praguejadora

Visualizações: 962

Autores

  • Cláudia Letícia Gonçalves Moraes Universidade de Brasília
  • Danglei de Castro Pereira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ana Miranda, Historiografia, Ficcionalidade, Intertextualidade

Resumo

Ao se considerar os estudos literários na contemporaneidade, observa-se que a literatura está intrinsecamente ligada aos contextos social, histórico e ideológico. Assim, propõe-se com esta pesquisa investigar as intersecções entre literatura e história e a construção intertextual em uma obra recente de Ana Miranda que versa sobre a vida do poeta seiscentista Gregório de Matos, a partir da sua representação ficcionalizada enquanto personagem. O corpus literário é composto pela biografia romanceada Musa Praguejadora (2014), sendo destacada, dentro da referida obra da autora, a questão da ficcionalidade a partir de um recorte amplo nos limites entre literatura e história, as quais guardam modos peculiares de aproximação com o real. A fundamentação teórica partirá de pesquisas sobre novo romance histórico, ficcionalidade e intertextualidade, bem como suas relações com a produção literária contemporânea. O corpus teórico considera as discussões de Peter Burke (1994, 2008) como representante dos estudos da “nova história”, os conceitos de intertextualidade discutidos por Julia Kristeva (apud PERRONE-MOISÉS, 2006) e Gérard Genette (2007). A partir deste quadro teórico buscaremos compreender como ocorre a representação literária dentro da narrativa, pretendendo descrever e discutir o empreendimento de reconstrução do passado, nas tensões e hibridações entre os campos da literatura e da história. Será destacada, portanto, a estratégia de criação que comporta simultaneamente ficção, intertextualidade, biografia e historiografia.

Biografia do Autor

Cláudia Letícia Gonçalves Moraes, Universidade de Brasília

Doutoranda em Literatura da Universidade de Brasília. E-mail: claudiamoraes27@gmail.com

Danglei de Castro Pereira, Universidade de Brasília

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – IBILCE. Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – IBILCE

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

_______. Entre a literatura e a história. São Paulo: Editora 34, 2013.

BURKE, Peter. A fabricação do rei. A construção da imagem pública de Luis XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

_______. As fronteiras instáveis entre História e Ficção. In: AGUIAR, Flávio; MEIHY, José Carlos Sebe Bom; VASCONCELOS, Sandra Guardini T. (Orgs.). Gêneros de fronteira: cruzamentos entre o histórico e o literário. São Paulo: Xamã, 1997.

_______. O que é História Cultural? Trad. Sergio Goes de Paula 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, poesia, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

MIRANDA, Ana. “Musa Praguejadora”, de Ana Miranda [dez. 2015]. Entrevistador: Claudia Lamego. Entrevista concedida ao Blog da Editora Record.

______. Musa Praguejadora: A vida de Gregório de Matos. Rio de Janeiro: Record, 2014.

PERRONE‐MOISÉS, Leyla. Literatura Comparada, Intertexto e Antropofagia, in: PERRONE-MOISÉS, Leyla. Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora Campinas, 2007.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

MORAES, Cláudia Letícia Gonçalves; PEREIRA, Danglei de Castro. O romance biográfico na perspectiva de Ana Miranda: historiografia e intertextualidade na composição da obra Musa Praguejadora. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 112–128, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3409. Acesso em: 25 abr. 2024.