A relação entre a visão sistêmica da vida e o espaço poético bachelardiano presentes na poesia de Manoel de Barros

Visualizações: 851

Autores

  • Renata de Melo Souza Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Manoel de Barros, Visão sistêmica, Casa, Armário, Concha

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a relação harmônica entre a visão sistêmica da vida defendido por Fritjof Capra com as poesias de Manoel de Barros, por meio do espaço que elas estão inseridas. Para a análise do espaço poético foi abordada a teoria de Gaston Bachelard – A poética do espaço. Uma das características da teoria sistêmica é reivindicar a inter-relação e interdependência essencial entre todos os fenômenos (físicos, biológicos, sociais e culturais). Trata-se de uma rede de conceitos e modelos interligados. A análise demonstrou que é possível haver uma harmonia entre a teoria de um físico e teórico de sistemas, com a literatura, e as poesias de Manoel de Barros confirmam essa possibilidade.

Biografia do Autor

Renata de Melo Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestranda em Estudos Literários na Universidade Estadual de Mato Grosso – Brasil. E-mail: melsouzaaugusto@gmail.com

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARROS, Manoel. Livro de pré-coisas. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

______. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998.

______. Arranjos para assobio. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

BOLZE, Simone Dill Azeredo; BUENO, RovanaKinas; CREPALDI, Maria Aparecida; GOMES, Lauren Beltrão. As origens do pensamento sistêmico: das partes para o todo. Periódicos Eletrônicos em Psicologia – PEPSIC. Pensando fam. vol. 18 nº. 2. Porto Alegre, 2014. Disponível. Em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2014000200002>. Acesso em: 06 dez. 2017.

CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

SOUZA, Renata de Melo. A relação entre a visão sistêmica da vida e o espaço poético bachelardiano presentes na poesia de Manoel de Barros. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 175–192, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3413. Acesso em: 30 mar. 2024.