Clandestina felicidade entre as letras e as imagens
Visualizações: 833Palavras-chave:
Felicidade clandestina, Leitura, ArtesResumo
Propomos uma leitura do conto de Clarice Lispector, "Felicidade clandestina", em paralelo com o curta produzido com base na escrita clariciana "Clandestina felicidade", para uma reflexão acerca do fazer estético e da relação entre literatura e outras artes. No caso da transposição da obra escrita para a versão visual e sonora, fílmica, queremos nos concentrar no leitor/receptor, ampliar a discussão sobre o incentivo ao contato com o texto apesar de outras formas de apropriação do material do texto narrado. A comparação parece- nos interessante porque os contextos das obras são distintos, mas o fio condutor do texto primeiro, de Clarice Lispector, é reconstituído e reapresentado na abordagem fílmica. Buscaremos rastrear como uma versão, nos moldes da reflexão sugerida por Borges em "Kafka e seus precursores", pode reverter a dívida e ampliar a percepção estética de outra. E, no caso clariciano, consideramos válido desenvolver a apreciação da sensibilidade artística e literária, por meio da análise de como sua escritura pode ser lida e relida na contemporaneidade, quer de forma independente, quer através de outras artes.
Referências
AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra. Campinas/SP: Papirus, 2003.
BAKHTIN, M. Problemas na poética de Dostoiéviski. (Trad.) Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Florense Universitária, 2002.
BORGES, Selomar. O foco nas narrativas literárias efílmicas: olhares no conto pequeña historia policial e no filme amores perros. 2010. Anuário de Literatura, ISSNe: 2175-7917, vol. 15, n. 1, 2010, p. 84-95.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Globo, 1989.
IANNACE, Ricardo. A leitora Clarice Lispector. São Paulo: Edusp, 2001.
KUNZ, Marines Andréa. A hora da estrela. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Narrativas verbais e visuais: leituras refletidas. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2003. p. 43-66.
LEITE, Ligia ChiappiniMoraes. O foco narrativo. 11 ed. – São Paulo: Átila, 2007.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. In: Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1998.
OLIVEIRA. Maria de Lourdes Abreu. Literatura e cinema: uma questão de ponto de vista. Juiz de Fora. 2006. Verbo de Minas: letras. p. 51-61. Disponível em: https://www.cesjf.br/revistas/verbo_de_minas/edicoes/Numero%2010/02_literatura_e_cinema.pdf. Acesso em 28 set. 2018.
SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e cinema: encontro de linguagens. In: ______. Narrativas verbais e visuais: leituras refletidas. São Leopoldo: UNISINOS, 2003. p. 9- 26.
WOLFF, Francis. Por trás do espetáculo: o poder das imagens. In: NOVAES, Adauto. Muito além do espetáculo. São Paulo: Senac São Paulo, 2005. p. 16-45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).