Clandestina felicidade entre as letras e as imagens

Visualizações: 791

Autores

  • Jhonatam Mânica Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Felicidade clandestina, Leitura, Artes

Resumo

Propomos uma leitura do conto de Clarice Lispector, "Felicidade clandestina", em paralelo com o curta produzido com base na escrita clariciana "Clandestina felicidade", para uma reflexão acerca do fazer estético e da relação entre literatura e outras artes. No caso da transposição da obra escrita para a versão visual e sonora, fílmica, queremos nos concentrar no leitor/receptor,  ampliar a discussão sobre o incentivo ao contato com o texto apesar de outras formas de apropriação do material do texto narrado. A comparação parece- nos interessante porque os contextos das obras são distintos, mas o fio condutor do texto primeiro, de Clarice Lispector, é reconstituído e reapresentado na abordagem fílmica. Buscaremos rastrear como uma versão, nos moldes da reflexão sugerida por Borges em "Kafka e seus precursores", pode reverter a dívida e ampliar a percepção estética de outra. E, no caso clariciano, consideramos válido desenvolver a apreciação da sensibilidade artística e literária, por meio da análise de como sua escritura pode ser lida e relida na contemporaneidade, quer de forma independente, quer através de outras artes. 

Biografia do Autor

Jhonatam Mânica, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil. E-mail: jhonatammanica@gmail.com

Referências

AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra. Campinas/SP: Papirus, 2003.

BAKHTIN, M. Problemas na poética de Dostoiéviski. (Trad.) Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Florense Universitária, 2002.

BORGES, Selomar. O foco nas narrativas literárias efílmicas: olhares no conto pequeña historia policial e no filme amores perros. 2010. Anuário de Literatura, ISSNe: 2175-7917, vol. 15, n. 1, 2010, p. 84-95.

COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Globo, 1989.

IANNACE, Ricardo. A leitora Clarice Lispector. São Paulo: Edusp, 2001.

KUNZ, Marines Andréa. A hora da estrela. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Narrativas verbais e visuais: leituras refletidas. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2003. p. 43-66.

LEITE, Ligia ChiappiniMoraes. O foco narrativo. 11 ed. – São Paulo: Átila, 2007.

LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. In: Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1998.

OLIVEIRA. Maria de Lourdes Abreu. Literatura e cinema: uma questão de ponto de vista. Juiz de Fora. 2006. Verbo de Minas: letras. p. 51-61. Disponível em: https://www.cesjf.br/revistas/verbo_de_minas/edicoes/Numero%2010/02_literatura_e_cinema.pdf. Acesso em 28 set. 2018.

SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e cinema: encontro de linguagens. In: ______. Narrativas verbais e visuais: leituras refletidas. São Leopoldo: UNISINOS, 2003. p. 9- 26.

WOLFF, Francis. Por trás do espetáculo: o poder das imagens. In: NOVAES, Adauto. Muito além do espetáculo. São Paulo: Senac São Paulo, 2005. p. 16-45.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

MÂNICA, Jhonatam. Clandestina felicidade entre as letras e as imagens. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 216–231, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3415. Acesso em: 25 abr. 2024.