Imperialismo, colonialismo e narrativas góticas: pontos de confluência

Visualizações: 881

Autores

  • Fabianna Simão Bellizzi Carneiro Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Gótico, Colonialismo, Imperialismo

Resumo

As tensões geradas durante o período de revolução burguesa no século XVIII, na Inglaterra, inspiraram artistas e escritores na composição de um tipo de arte que contestava os imperativos da razão apregoados pelo Iluminismo, inaugurando assim a escrita gótica oitocentista, que recordava o mundo bárbaro da Idade Média (MONTEIRO, 2004). Rejeitada já nos seus primórdios, a narrativa gótica se opôs ao ideal estético-artístico apregoado no período, em que a busca pela perfeição era a forma privilegiada de produção artística e cultural. No Brasil, eventos como a vinda da família real, as investidas inglesas em nosso país, a criação da imprensa régia brasileira, o movimento de escritores e estudantes que faziam o percurso Brasil-Europa contribuíram, sobremaneira, para a circulação da literatura europeia em nosso meio, o que posteriormente inspiraria escritores a matizarem nuances do gótico em suas narrativas, embora em menor intensidade do que ocorreu na Inglaterra. Objetiva-se, neste artigo, delinear o percurso das narrativas góticas europeias em Terra brasilis e como tais narrativas comunicam-se com importantes acontecimentos sociais, políticos e econômicos que grassavam em colônias que viviam sob o domínio imperial europeu. Trata-se de um trabalho cuja metodologia se pauta em pesquisa bibliográfica que será devidamente referenciada ao longo do texto.

Biografia do Autor

Fabianna Simão Bellizzi Carneiro, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás – Brasil.  Professora Universidade Federal de Goiás – Brasil. E-mail: fabianna_bellizzi@yahoo.com.br

Referências

BRANTLINGER, Patrick. “Imperial Gothic: Athavismand the Occult in the British Adventure Novel, 1880-1914”. In: Rule of Darkness. British Literature and Imperialism, 1830-1914. London: Cornell University Press, 2013. p.176-193.

BYINGTON, Elisa Lustosa. A arquitetura e as Vidas de Vasari no âmbito da disputa entre as artes. A Vida de Bramante de Urbino: problemas de historiografia critica. 2004. 162 p. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, 2004.

FERREIRA, Nadiá Paulo. “O insólito é o estranho”. In: GARCÍA, Flavio; MOTTA, Marcus Alexandre (Orgs.). O insólito e seu duplo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. p.107-123.

GUIMARÃES, Bernardo. “Dança dos Ossos”. In: BATALHA, Maria Cristina (Org.). O fantástico brasileiro: contos esquecidos. Rio de Janeiro: Caetés, 2011. p.82-102.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

LOVECRAFT, H.P. O horror sobrenatural em literatura. São Paulo: Iluminuras, 2008.

MONTEIRO, Maria Conceição. Na aurora da modernidade: a ascensão dos romances gótico e cortês na literatura inglesa. Rio de Janeiro: Caetés, 2004.

RÉMOND, René. O século XIX. 1815-1914. São Paulo: Cultrix, 1974.

VASCONCELOS, Sandra Guardini Teixeira. Dez lições sobre o romance inglês do século XVIII. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

WELLS, H. G. A Ilha do Dr. Moreau. Disponível em: <http://www.psb40.org.br/bib/b213.pdf>. Acesso em: ago. 2018.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

CARNEIRO, Fabianna Simão Bellizzi. Imperialismo, colonialismo e narrativas góticas: pontos de confluência. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 267–286, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3418. Acesso em: 24 abr. 2024.