Questões sobre o ensino de Literaturas em Língua Inglesa nas licenciaturas em Letras da UFMS e do IFSP (Campus São Paulo-Pirituba): a experiência da construção das ementas

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Autores

  • Fabiana de Lacerda Vilaço Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcelo Cizaurre Guirau Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino Superior, Licenciatura em Letras, Ensino de Literatura, Literaturas em Língua Inglesa, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as escolhas feitas na construção dos cursos de Literaturas de Língua Inglesa das licenciaturas em Letras do Instituto Federal de São Paulo (Campus São Paulo-Pirituba) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande). O ponto de discussão central será o do princípio de organização e distribuição de temas, textos, autores e períodos ao longo dos semestres. As escolhas feitas serão apresentadas e confrontadas com algumas outras abordagens possíveis a fim de fomentar um debate produtivo sobre a presença da Literatura Estrangeira na grade das licenciaturas com dupla habilitação e sua relevância para a formação global do aluno de Letras como leitor crítico, futuro professor e pesquisador. Duas abordagens receberão atenção especial: a divisão do curso por gêneros e traços estilísticos e a por períodos. Os principais ganhos e limitações de cada uma delas serão revisitados à luz das escolhas que definiram as ementas aqui em debate.

Biografia do Autor

Fabiana de Lacerda Vilaço, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo - Brasil. Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo – Brasil. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: fabiana.vilaco@ufms.br

Marcelo Cizaurre Guirau, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo – Brasil. Meste em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo – Brasil. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo . E-mail: cizaurre@ifsp.edu.br

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

VILAÇO, Fabiana de Lacerda; GUIRAU, Marcelo Cizaurre. Questões sobre o ensino de Literaturas em Língua Inglesa nas licenciaturas em Letras da UFMS e do IFSP (Campus São Paulo-Pirituba): a experiência da construção das ementas. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 302–317, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3420. Acesso em: 19 abr. 2024.