Questões sobre o ensino de Literaturas em Língua Inglesa nas licenciaturas em Letras da UFMS e do IFSP (Campus São Paulo-Pirituba): a experiência da construção das ementas
Visualizações: 765Palavras-chave:
Ensino Superior, Licenciatura em Letras, Ensino de Literatura, Literaturas em Língua Inglesa, Formação de ProfessoresResumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as escolhas feitas na construção dos cursos de Literaturas de Língua Inglesa das licenciaturas em Letras do Instituto Federal de São Paulo (Campus São Paulo-Pirituba) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande). O ponto de discussão central será o do princípio de organização e distribuição de temas, textos, autores e períodos ao longo dos semestres. As escolhas feitas serão apresentadas e confrontadas com algumas outras abordagens possíveis a fim de fomentar um debate produtivo sobre a presença da Literatura Estrangeira na grade das licenciaturas com dupla habilitação e sua relevância para a formação global do aluno de Letras como leitor crítico, futuro professor e pesquisador. Duas abordagens receberão atenção especial: a divisão do curso por gêneros e traços estilísticos e a por períodos. Os principais ganhos e limitações de cada uma delas serão revisitados à luz das escolhas que definiram as ementas aqui em debate.Referências
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
FELIX, José Carlos, PONTE, Charles Albuquerque. O ensino de Literaturas de Língua Inglesa na universidade: uma reflexão avaliativa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 12, n. 2, p. 517-542 - jul./dez. 2016.
GALVÃO, André Luis Machado, SILVA, António Carvalho da Silva. O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras&Letras. Uberlândia, v. 33 n. 2, jul./dez. 2017.
GONZÁLEZ, Mario M. En torno al sentido de la enseñanza de las literaturas de lengua española en la universidad brasileña. In: CLÍMAGO, Adriana Ortega, ORTEGA, Raquel da Silva, MILREU, Isis (org.) Ensino de literaturas hispânicas: reflexões, propostas e relatos. Campina Grande: EDUFCG, 2018.
MARTINS, I. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 83-102.
SANTOS, Claudete Daflon, JORGE, Silvio Renato. Literatura e ensino: um tema e seus problemas. Gragoatá, Niterói, n. 37, p. 177-200, 2. sem. 2014.
TODOROV, T. A literatura em perigo. 5. ed. São Paulo: Difel, 2014.
ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: Ibpex, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).