Entre A República e o Programa Nacional Biblioteca da Escola: um recorte analítico sobre as representações literárias
Visualizações: 587Palavras-chave:
PNBE, Representação literária, Cânone literárioResumo
Políticas literárias e programas de Estado que movimentam, determinam e legitimam o que deve ou não ser lido para formação do homem e da cidade ideal são discutidos desdeA República, de Platão e permanecem presentes até os dias de hoje, a exemplo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Compreender quais os diferentes constructos e modelos literários servem aos legisladores é fazer emergir interesses, relações de poder e o engendramento de cânones e imaginários literários. Esse trabalho pretende, portanto, discorrer e compararas concepções de representação literária nesses projetos de literatura, a fim de compreender como o fazer literário articula-se com parâmetros incentivados pelo Estado, influenciando diferentes gerações de leitores. Para tanto, parte de um revisitar histórico e teórico da representação literária, expondo conceitos de Platão e Costa Lima, analisa as concepções e critérios de seleção do PNBE 2013 e aprofunda um recorte analítico por meio da leitura crítica da obra A mocinha do Mercado Central, de Stella Maris Rezende.Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. PNBE na escola: literatura fora da caixa. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2014.
BARTHES, Roland. Critica e Verdade. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1999.
CANTO, Márcia. O mundo de Camila. Porto Alegre: Editora Projeto, 2011.
COSTA LIMA, Luis. A Mimese Antiga. In: Mimeses; desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
DELEUZE, Gilles. Platão e o simulacro. In: Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas. São Paulo: Perspectiva, Edusp, 2015.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma TannusMuchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 4. ed. São Paulo: Ática, 2004.
PLATÃO. Livros III e X. In: A República. J. Guinsburg org. e trad. São Paulo, Perspectiva, 2014.
REZENDE, Stella Maris. A mocinha do Mercado Central. Ilustrações de Laurent Cardon. São Paulo: Globo, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).