Entre A República e o Programa Nacional Biblioteca da Escola: um recorte analítico sobre as representações literárias

Visualizações: 570

Autores

  • Thaísa Cristofoleti de Vasconcelos Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

PNBE, Representação literária, Cânone literário

Resumo

Políticas literárias e programas de Estado que movimentam, determinam e legitimam o que deve ou não ser lido para formação do homem e da cidade ideal são discutidos desdeA República, de Platão e permanecem presentes até os dias de hoje, a exemplo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Compreender quais os diferentes constructos e modelos literários servem aos legisladores é fazer emergir interesses, relações de poder e o engendramento de cânones e imaginários literários. Esse trabalho pretende, portanto, discorrer e compararas concepções de representação literária nesses projetos de literatura, a fim de compreender como o fazer literário articula-se com parâmetros incentivados pelo Estado, influenciando diferentes gerações de leitores. Para tanto, parte de um revisitar histórico e teórico da representação literária, expondo conceitos de Platão e Costa Lima, analisa as concepções e critérios de seleção do PNBE 2013 e aprofunda um recorte analítico por meio da leitura crítica da obra A mocinha do Mercado Central, de Stella Maris Rezende.

Biografia do Autor

Thaísa Cristofoleti de Vasconcelos, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Literatura e Cultura, da Universidade Federal da Bahia - Brasil. E-mail: thaisacvasconcelos@gmail.com

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. PNBE na escola: literatura fora da caixa. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2014.

BARTHES, Roland. Critica e Verdade. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1999.

CANTO, Márcia. O mundo de Camila. Porto Alegre: Editora Projeto, 2011.

COSTA LIMA, Luis. A Mimese Antiga. In: Mimeses; desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

DELEUZE, Gilles. Platão e o simulacro. In: Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas. São Paulo: Perspectiva, Edusp, 2015.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma TannusMuchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 4. ed. São Paulo: Ática, 2004.

PLATÃO. Livros III e X. In: A República. J. Guinsburg org. e trad. São Paulo, Perspectiva, 2014.

REZENDE, Stella Maris. A mocinha do Mercado Central. Ilustrações de Laurent Cardon. São Paulo: Globo, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

DE VASCONCELOS, Thaísa Cristofoleti. Entre A República e o Programa Nacional Biblioteca da Escola: um recorte analítico sobre as representações literárias. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 318–330, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3421. Acesso em: 19 abr. 2024.