A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio
Visualizações: 2454Palavras-chave:
Leitura literária, Contos Goianos, AprendizagemResumo
Este artigo objetiva apresentar um estudo feito, com o intuito de possibilitar aos alunos do ensino médio o acesso à produção simbólica do domínio literário, estabelecendo diálogos desses alunos e os textos lidos e verificando como a leitura se caracteriza, a partir de situações significativas de interação entre o aluno, os autores lidos, os discursos, e, portanto, viabilizam a possibilidade de múltiplas leituras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada pelas teorias de Kleiman (2005), Soares (2014), Barbosa (1994), Barthes (1987), Cossan (2016), Candido (1972), Freire (1996), e outros. Foi realizado, também, um debate no primeiro ano do ensino médio, numa escola local, na Cidade de Goiás – Goiás. A leitura foi realizada com contos Goianos, dos autores: Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Bariani Ortêncio, Augusta Faro, Eli Brasiliense. O referencial teórico, utilizado para este estudo, proporcionou uma reflexão sobre a formação do leitor crítico, e o debate com os alunos permitiu-nos identificar que existe uma grande necessidade de incentivo à leitura e à produção escrita, para que os jovens tenham condições de articularem, de maneira mais concreta, no ambiente educacional e fora dele.
Referências
ALBUQUERQUE, Eliana B. C. de. Conceituando alfabetização e letramento. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11 – 22.
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. [Título original francês: Le plaisir du texte]. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987. Disponível em: <https://social.stoa.usp.br/articles/0037/3107/BARTHES-Roland-O-Prazer-Do-Texto.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2017.
CÂNDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. 1972. Disponível em <http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/remate/article/download/3560/3007>
COÊLHO. Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP: mercado de Letras, 2012.
COENGA, Rosemar. Leitura e letramento literário: diálogos. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2010.
______. A leitura em cena: literatura infanto-juvenil, autores e livros. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2010.
CORALINA, Cora. Estórias da casa velha da ponte. Global Editora — São Paulo, 2000, p. 63
COSTA, Maria Cristina Castilho. I Era Midiática: a ficção audiovisual. In: ______. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Editora Senac, 2002. p. 53-74.
DENÓFIRO, Darcy França. Org. Antologia do Conto Goiano II: dos anos dez aos sessenta. 2. Ed. Goiânia: Editora UFG, 1993.
ECO, Umberto. Lector in fabula. Trad. Attílio Cancian. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três, artigos que completam. São Paulo: Cortez. 1989.
GUIMARÃES, Ged. A escola como projeto de emancipação do homem, In COÊLHO. Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP: mercado de Letras, 2012. p. 127-138.
KLEIMAN, Ângela B. Preciso “ensinar” letramento? - Não basta ensinar a ler e a escrever? Brasília: MEC Campinas: CIFEL/UNICAMP, 2005.
LEAL, Telma Ferraz. Organização do trabalho escolar e letramento. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 73 – 94.
MENDONÇA, Márcia. Gêneros: por onde anda o letramento? In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 37 – 56.
“OS CEM MELHORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO” – Diversos Autores – Seleção: Ítalo Morriconi – editora Objetiva –618 págs. – 2000.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. – São Paulo: LAEL / PUC, 2004. Disponìvel em: <http://debragancapaulista.educacao.sp.gov.br>. Acesso em: 25 Jul. 2015.
______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVA, Vera Maria Tietzmann, Org. Antologia do Conto Goiano I: O conto contemporâneo. 2. ed. Goiânia: Editora UFG, 1994.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. 6. reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
_______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
VEIGA, José. J. Melhores contos de J. J Veiga. Seleção de J. Aderaldo Castello. São Paulo: Global, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).