A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio

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Autores

  • Thaís Lopes Soares Universidade Estadual de Goiás
  • Márcia Maria de Melo Araújo Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Leitura literária, Contos Goianos, Aprendizagem

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estudo feito, com o intuito de possibilitar aos alunos do ensino médio o acesso à produção simbólica do domínio literário, estabelecendo diálogos desses alunos e os textos lidos e verificando como a leitura se caracteriza, a partir de situações significativas de interação entre o aluno, os autores lidos, os discursos, e, portanto, viabilizam a possibilidade de múltiplas leituras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada pelas teorias de Kleiman (2005), Soares (2014), Barbosa (1994), Barthes (1987), Cossan (2016), Candido (1972), Freire (1996), e outros. Foi realizado, também, um debate no primeiro ano do ensino médio, numa escola local, na Cidade de Goiás – Goiás. A leitura foi realizada com contos Goianos, dos autores: Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Bariani Ortêncio, Augusta Faro, Eli Brasiliense. O referencial teórico, utilizado para este estudo, proporcionou uma reflexão sobre a formação do leitor crítico, e o debate com os alunos permitiu-nos identificar que existe uma grande necessidade de incentivo à leitura e à produção escrita, para que os jovens tenham condições de articularem, de maneira mais concreta, no ambiente educacional e fora dele.

Biografia do Autor

Thaís Lopes Soares, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Língua, Literatura e Interculturalidade na Universidade Estadual de Goiás - Brasil. E-mail: thais_llsoares@yahoo.com.br

Márcia Maria de Melo Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - Brasil. Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás – Brasil Professora da Universidade Estadual de Goiás – Brasil. E-mail: marcimelo@gmail.com

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

SOARES, Thaís Lopes; ARAÚJO, Márcia Maria de Melo. A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 331–344, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422. Acesso em: 16 abr. 2024.