A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio

Visualizações: 2454

Autores

  • Thaís Lopes Soares Universidade Estadual de Goiás
  • Márcia Maria de Melo Araújo Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Leitura literária, Contos Goianos, Aprendizagem

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estudo feito, com o intuito de possibilitar aos alunos do ensino médio o acesso à produção simbólica do domínio literário, estabelecendo diálogos desses alunos e os textos lidos e verificando como a leitura se caracteriza, a partir de situações significativas de interação entre o aluno, os autores lidos, os discursos, e, portanto, viabilizam a possibilidade de múltiplas leituras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada pelas teorias de Kleiman (2005), Soares (2014), Barbosa (1994), Barthes (1987), Cossan (2016), Candido (1972), Freire (1996), e outros. Foi realizado, também, um debate no primeiro ano do ensino médio, numa escola local, na Cidade de Goiás – Goiás. A leitura foi realizada com contos Goianos, dos autores: Cora Coralina, Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Bariani Ortêncio, Augusta Faro, Eli Brasiliense. O referencial teórico, utilizado para este estudo, proporcionou uma reflexão sobre a formação do leitor crítico, e o debate com os alunos permitiu-nos identificar que existe uma grande necessidade de incentivo à leitura e à produção escrita, para que os jovens tenham condições de articularem, de maneira mais concreta, no ambiente educacional e fora dele.

Biografia do Autor

Thaís Lopes Soares, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Língua, Literatura e Interculturalidade na Universidade Estadual de Goiás - Brasil. E-mail: thais_llsoares@yahoo.com.br

Márcia Maria de Melo Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - Brasil. Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás – Brasil Professora da Universidade Estadual de Goiás – Brasil. E-mail: marcimelo@gmail.com

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana B. C. de. Conceituando alfabetização e letramento. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11 – 22.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. [Título original francês: Le plaisir du texte]. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987. Disponível em: <https://social.stoa.usp.br/articles/0037/3107/BARTHES-Roland-O-Prazer-Do-Texto.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2017.

CÂNDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. 1972. Disponível em <http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/remate/article/download/3560/3007>

COÊLHO. Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP: mercado de Letras, 2012.

COENGA, Rosemar. Leitura e letramento literário: diálogos. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2010.

______. A leitura em cena: literatura infanto-juvenil, autores e livros. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2010.

CORALINA, Cora. Estórias da casa velha da ponte. Global Editora — São Paulo, 2000, p. 63

COSTA, Maria Cristina Castilho. I Era Midiática: a ficção audiovisual. In: ______. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Editora Senac, 2002. p. 53-74.

DENÓFIRO, Darcy França. Org. Antologia do Conto Goiano II: dos anos dez aos sessenta. 2. Ed. Goiânia: Editora UFG, 1993.

ECO, Umberto. Lector in fabula. Trad. Attílio Cancian. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três, artigos que completam. São Paulo: Cortez. 1989.

GUIMARÃES, Ged. A escola como projeto de emancipação do homem, In COÊLHO. Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP: mercado de Letras, 2012. p. 127-138.

KLEIMAN, Ângela B. Preciso “ensinar” letramento? - Não basta ensinar a ler e a escrever? Brasília: MEC Campinas: CIFEL/UNICAMP, 2005.

LEAL, Telma Ferraz. Organização do trabalho escolar e letramento. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 73 – 94.

MENDONÇA, Márcia. Gêneros: por onde anda o letramento? In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 37 – 56.

“OS CEM MELHORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO” – Diversos Autores – Seleção: Ítalo Morriconi – editora Objetiva –618 págs. – 2000.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. – São Paulo: LAEL / PUC, 2004. Disponìvel em: <http://debragancapaulista.educacao.sp.gov.br>. Acesso em: 25 Jul. 2015.

______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SILVA, Vera Maria Tietzmann, Org. Antologia do Conto Goiano I: O conto contemporâneo. 2. ed. Goiânia: Editora UFG, 1994.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. 6. reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

_______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VEIGA, José. J. Melhores contos de J. J Veiga. Seleção de J. Aderaldo Castello. São Paulo: Global, 2000.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

SOARES, Thaís Lopes; ARAÚJO, Márcia Maria de Melo. A leitura literária a partir de contos goianos: aplicação no Ensino Médio. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 331–344, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3422. Acesso em: 21 nov. 2024.