Os leitores do imagético na viagem pelos muros da cidade: a relação entre Cronópios e imagem artística em dois contos de Cortázar e no documentário "Óscar"

Visualizações: 754

Autores

  • Clarice Goulart Pedrosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Arte, Cronópio, Cortázar, imagem

Resumo

O presente artigo debruça-se em uma análise da figura do Cronópio, proposta pelo escritor argentino Julio Cortázar, e sua relação com o campo imagético, tendo foco na imagem artística. O objetivo central nesta investigação é, portanto, confirmar a hipótese de que esses sujeitos representam um status de ser que se relaciona com o mundo através das imagens, criando “chaves” de leitura, que permitem uma mirada mais crítica frente a sociedade na qual encontram-se inseridos. Dessa forma, pensamos nesta pesquisa, através de uma abordagem comparatista dos contos “Graffiti”(1980) e “Apocalipse em Solentiname”(1983) e do documentário “Óscar”(2004), a importância de expressões artísticas - principalmente da literatura e artes plásticas - como “pontes” para a construção dessa outra mirada, tendo como hipótese que através do diálogo que se trava entre estas manifestações artísticas, expõem-se aspectos humanos e sociais que constituem o ser que está, de alguma forma, deslocado da sociedade.

Referências

REFERÊNCIAS

CORTÁZAR, Julio. Apocalipse em Solentiname. In: Nicarágua tão violentamente doce. Trad. Amir Sader. São Paulo: Brasiliense, 1987, p.8-17.

______. Do sentimento de não estar totalmente. In: ___. A volta ao dia em 80 mundos. Trad. Ari Roitman et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p.34-40.

______. Graffitti. In: Queremos tanto a Glenda. Buenos Aires: Alfaguara, 1996.

______. Histórias de cronopios e de famas. Trad. Gloria Rodríguez. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

______. Apocalipse em Solentiname. In: Nicarágua tão violentamente doce. Trad. Amir Sader. São Paulo: Brasiliense, 1987, p.8-17.

______. Graffitti. In: Queremos tanto a Glenda. Buenos Aires: Alfaguara, 1996.

FAGUNDES, Monica Genelhu. Desastrada maquinaria do desejo: a Prosa do observatório de Julio Cortázar. São Paulo: Editora Porto de Ideias, 2009.

FLUSSER, Vilém. A imagem. In: ___. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985, p.7-9.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa et al. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MANGUEL, Alberto. O espectador comum. In: ___. Lendo imagens. Trad. Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p.16-33.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Além do visível: o olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

FILMOGRAFIA

ÓSCAR. Direção: Sérgio Morkin. Argentina, Cor, 61 min, 2004.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=_fBN396KzgE&t=405s

Downloads

Como Citar

PEDROSA, Clarice Goulart. Os leitores do imagético na viagem pelos muros da cidade: a relação entre Cronópios e imagem artística em dois contos de Cortázar e no documentário "Óscar". REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 367–382, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3439. Acesso em: 20 abr. 2024.