Arte encarnada: de Andy Warhol a Chacal
Visualizações: 695Palavras-chave:
Andy Warhol, Chacal, Arte encarnada, Performance, Poesia, BioescritaResumo
Nosso objetivo principal é fazer um estudo comparado dos multiartistas Andy Warhol e Chacal, a partir de uma perspectiva bioescrítica, que conjuga arte & vida. Para refletir acerca desta aproximação – arte viva, arte encarnada –, refletiremos desde Baudelaire, que retirou o artista da torre de marfim, passando por Marcel Duchamp, Oswald de Andrade, até chegar aos nossos artistas, focos desta pesquisa: Warhol e Chacal, que entenderam bem a herança que receberam de seus predecessores e deram passos além, criando novas relações entre artista, vida e arte. Ao elegê-los, pretendemos formar novas pontes entre os estudos literários e os de artes visuais, entendendo que ambos partilham das mesmas veredas, criando novas possibilidades de existência, vivência, experiência no mundo contemporâneo.Warhol e Chacal angariaram para seus trabalhos artísticos novas possibilidades de realização, transmissão e recepção, além de encarnarem a própria arte que criavam. Eles fazem-se fundamentais para pensarmos a arte pós-moderna e contemporânea e a figura do artista; não apenas buscaram colocar a vida no cerne da arte, mas também colocaram suas vidas no cerne de seus projetos artísticos. Performance da vida, vida de artista.
Referências
BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: El arte moderno y la invencion de sí. Murcia: Cendeac, 2016.
BRITO, Antônio Carlos de. “Tudo da minha terra”. In BOSI, A. Cultura brasileira, temas e situações. São Paulo: Ática, 2004.
CHACAL. Tudo (e mais um pouco). Poesia Reunida (1971-2016). São Paulo: Editora 34, 2016.
________. Belvedere. Rio de Janeiro/São Paulo: 7 Letras/Cosac Naify, 2007.
________. XXV. Natal: Jovens Escribas, 2015.
CHIARA, Ana. “Mallarmé & Chacal: ‘um sentido mais puro às palavras da tribo’. In: ________ (org.). Bioescritas biopoéticas: corpo, memória e arquivos. Porto Alegre: Editora Sulina, 2017.
COELHO, Frederico. Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado: cultura marginal no Brasil das décadas de 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
COSTA, Luiz Cláudio da. O cinema expandido de Andy Warhol: repetição e circulação. Revista Poiésis, n. 12, p. 23-38, nov. 2008.
DIAS, Rosa. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de Viagem: CPC, vanguarda e desbunde 1960/70. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
KRISTEVA, Julia. Sol negro: depressão e melancolia.Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
LOBATO, Claudio et all. As incríveis artimanhas da Nuvem Cigana. Documentário. Direção: Claudio Lobato e Paola Vieira. 80 min. Rio de Janeiro: Curta, 2016.
MEDEIROS, Fernanda. Chacal. Ciranda da poesia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
PACHON, Vera. Andy Warhol. Barcelona: Ediciones Polígrafa S.A. y GlobusComunicacíon S.A., 1997.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
PERRONE, Charles A. Pau-Brasil, Antropofagia, Tropicalismo e Afins:o legado modernista de Oswald de Andrade na poesia e canção brasileiras dos anos 60/80. Disponível em http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/2584. Acessado em 12 de março de 2015.
SCHENKEL, Camila Monteiro. Um vídeo que passa, uma imagem que fica: pose e duração em retratos filmados. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2015/comites/chtca/camila_schenkel.pdf. Acessado em 11 set. 2017.
SILVA, Nayse Ribeiro Ferreira. Fabricações em Andy Warhol: vida, arte e linhas de fuga. Dissertação. Juiz de Fora: UFJF, 2016. Disponível em http://www.ufjf.br/ppgacl/files/2016/07/disserta%C3%A7%C3%A3o_final_nayseribeiro.pdf. Acessado em 28 ago. 2017.
TRÉTIACK, Philippe. Andy Warhol. New York: Universe/Vendome: 1997.
TORRES, Fernanda Lopes. Yves Klein, Andy Warhol e Joseph Beuys: Lugares de melancolia. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2006.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1989.
WARHOL, Andy. A filosofia de Andy Warhol. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2008.
_______ e HACKETT, Pat. Popismo: os anos sessenta segundo Andy Warhol. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).