Arte encarnada: de Andy Warhol a Chacal

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Autores

  • Juliana Carvalho de Araujo de Barros UNIP/DF

Palavras-chave:

Andy Warhol, Chacal, Arte encarnada, Performance, Poesia, Bioescrita

Resumo

Nosso objetivo principal é fazer um estudo comparado dos multiartistas Andy Warhol e Chacal, a partir de uma perspectiva bioescrítica, que conjuga arte & vida. Para refletir acerca desta aproximação – arte viva, arte encarnada –, refletiremos desde Baudelaire, que retirou o artista da torre de marfim, passando por Marcel Duchamp, Oswald de Andrade, até chegar aos nossos artistas, focos desta pesquisa: Warhol e Chacal, que entenderam bem a herança que receberam de seus predecessores e deram passos além, criando novas relações entre artista, vida e arte. Ao elegê-los, pretendemos formar novas pontes entre os estudos literários e os de artes visuais, entendendo que ambos partilham das mesmas veredas, criando novas possibilidades de existência, vivência, experiência no mundo contemporâneo.Warhol e Chacal angariaram para seus trabalhos artísticos novas possibilidades de realização, transmissão e recepção, além de encarnarem a própria arte que criavam. Eles fazem-se fundamentais para pensarmos a arte pós-moderna e contemporânea e a figura do artista; não apenas buscaram colocar a vida no cerne da arte, mas também colocaram suas vidas no cerne de seus projetos artísticos. Performance da vida, vida de artista.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho de Araujo de Barros, UNIP/DF

Professora titular na UNIP/DF. Doutora em Literatura Comparada e Teoria Literária pela UERJ.

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Como Citar

DE BARROS, Juliana Carvalho de Araujo. Arte encarnada: de Andy Warhol a Chacal. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], p. 396–416, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3450. Acesso em: 26 abr. 2024.