Relações homológicas entre literatura e outras artes em Que farei quando tudo arde, de Lobo Antunes

Visualizações: 579

Autores

  • Alessandra Maia de Lemos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Literatura portuguesa, Lobo Antunes, Pintura, Literatura Comparada, Interartes.

Resumo

Nesse artigo, apresento uma leitura do romance Que farei quando tudo arde (2001), de António Lobo Antunes, sob uma perspectiva homológica dos estudos interartes, conforme proposta de Aguinaldo José Gonçalves (1997). Observo neste trabalho como tal perspectiva contribui para a construção e para o desenvolvimento da temática central do citado romance português: fragmentação e busca de identidade.

Biografia do Autor

Alessandra Maia de Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduada em Letras -
Português e Espanhol - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras - Língua e Literatura - e Educação. Trabalhou como supervisora do
setor de avaliações do FGV Online, o Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas, como Coordenadora de Produção dos cursos online do SENAC Nacional e
como professora substituta de Literaturas e Culturas Hispânicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da rede municipal do Rio de Janeiro.

Referências

BARROS, José D’Assunção. História, Artes Visuais e Música – imagens de uma relação interativa, através de uma análise dos estilos Barroco e Renascentista. Revista Esboços. v. 15, n. 19. 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/viewFile/2175-7976.2008v15n19p27/8594>. Acesso em: 28 mar 2019.

GONÇALVES, Aguinaldo José. Relações homológicas entre literatura e artes plásticas: algumas considerações. In.: Literatura e Sociedade 2 – Revista de teoria literária e literatura comparada. São Paulo: USP, 1997.

LOBO ANTUNES, António. Que farei quando tudo arde. Alfragide: Dom Quixote Publicações/Leya, 2001.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Além do visível: o olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

LEMOS, Alessandra Maia de. Relações homológicas entre literatura e outras artes em Que farei quando tudo arde, de Lobo Antunes. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 22/1, p. 102–127, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3700. Acesso em: 28 mar. 2024.