Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig
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Documentário, Ficção, Stefan Zweig, Sylvio Back.Resumo
Propomos analisar os retratos [Bildnis] do escritor Stefan Zweig no média-metragem Zweig: a morte em cena (1995) e no longa-metragem Lost Zweig: os últimos dias de Stefan Zweig no Brasil (2003), do premiado cineasta e escritor brasileiro Sylvio Back. As duas obras são enquadradas em gêneros diferentes, a saber: o documental e o ficcional. Por outro lado, acreditamos que a escrita de Stefan Zweig e os textos fílmicos de Sylvio Back constituem-se como um palimpsesto no qual as fronteiras entre os gêneros se complexificam. Nesse sentido, esclarecemos que nosso intento maior, aqui, é tecer aproximações e fricções entre esses dois retratos escritos/mostrados em gramáticas diferentes, todavia, respeitando as especificidades de cada linguagem, com efeito, obviamente, não é nosso objetivo dissertar sobre esses gêneros a partir de uma perspectiva hierárquica ou de fidelidade. Nessa esteira, na primeira seção deste artigo trabalhamos os conceitos de limite [begrenzen] e fronteira [Grenze] com a finalidade de apresentarmos ao leitor algumas de nossas premissas básicas ao construirmos essa análise iminentemente dialógica. Na segunda parte nos debruçamos sobre a intertextualidade no contexto deste estudo e também elucidamos os pretextos da escolha do conceito de retrato para nos referirmos as representações construídas. No terceiro e último tópico exploramos algumas especificidades do gênero documentário e ficcional e tecemos a apreciação dos retratos com o intuito de analisar como esses domínios narrativos se entrelaçam e se desenlaçam nesse processo de construção imagética do personagem Stefan Zweig.
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