A inespecificidade da palavra-imagem em Leonilson

Visualizações: 700

Autores

Palavras-chave:

Leonilson, Literatura, Artes Visuais, Inespecificidade, Arte Contemporânea

Resumo

A inscrição do Eu na obra de arte contemporânea é uma das ferramentas políticas mais proeminentes em nosso tempo. As marcas da subjetividade se assentam nos produtos estéticos, quebrando-lhes fronteiras de gênero, linguagem e discurso. Ao investigar as manifestações iniciais de tal vinculação autobiográfica e multimidiática da arte brasileira especialmente após o fim do tempo ditatorial, encontramos a produção de Leonilson. Esse artista imiscuiu formas e conteúdos baseando-os na escrita de seu Desejo. Ao construir telas com linguagem verbal tanto quanto com linguagem pictórica, Leonilson elabora a narração e a poesia com bordado, tinta e escultura, performatizando o que não se define plenamente. Apostando, portanto, no inespecífico (GARRAMUÑO, 2014) e expandindo a literatura (PATOS, 2012), o artista nos pergunta dos limites entre os campos artísticos, da relevância da hibridização na cultura e da potência da palavra que é também imagem.

Biografia do Autor

Lúcio Flávio Gondim da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (2018). Licenciado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atua principalmente nos seguintes temas: poéticas do contemporâneo, corpo, erotismo e poder.

Referências

BECK, Ana Lúcia. Palavras fora de lugar: Leonilson e a inserção de palavras nas artes visuais. Porto Alegre: Instituto de Artes / PPGAV, 2004.

CASSUNDÉ, Carlos Eduardo Bitu. LEONILSON: a natureza do sentir. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

GARRAMUÑO, Florencia Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Tradução de Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

LAGNADO, Lisette. São Tantas as Verdades: Leonilson. 2 ed. São Paulo: DBA, 2000.

MELENDI, Maria Angélica. Arquivos do mal – mal de arquivo. In: Suplemento Literário n. 66. Belo Horizonte: dez. 2000, p.22-30. In: Revista Studium n. 11, 2003. Disponível em:

<http://www.rosangelarenno.com.br/uploads/File/bibliografia/Melendi%20Sid99port.pdf> Acesso em: 8 jul 2019.

PATO, Ana. Literatura Expandida – arquivo e citação na obra de Dominique Donzalez Foerster. São Paulo: Edições Sesc SP / Associação Cultural Videobrasil, 2012.

PERIGO, Katiucya. Leonilson e a narrativa de si. Revista Ciclos, Florianópolis, V. 2, N. 3, Ano 2, Dezembro de 2014.

SARTRE, Jean-Paul. O imaginário. Tradução de Duda. Machado. São Paulo: Editora Ática, 1996.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

GONDIM DA SILVA, Lúcio Flávio. A inespecificidade da palavra-imagem em Leonilson. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 22/1, p. 83–101, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3720. Acesso em: 29 mar. 2024.