O literário e o extraliterário em S., de J. J. Abrams e Doug Dorst

Visualizações: 663

Autores

Palavras-chave:

multiplicidade, metalinguagem, paratexto, intertextualidade, intermidialidade.

Resumo

Neste artigo, analisa-se o livro S. (2013), de J. J. Abrams e Doug Dorst, sob duas perspectivas. Em plena era digital, essa obra literária mantém a preocupação com a relação intersemiótica e com a multimodalidade, mas privilegiando a mídia impressa. Com base nessa particularidade, a pluralidade de S. abrange o literário e o extraliterário, que, respectivamente, podem ser associados aos conceitos de: metalinguagem e paratexto; intertextualidade, interartes e intermidialidade. Dessa forma, a partir dos postulados de autores como Gérard Genette, Italo Calvino, Wolfgang Iser, entre outros, este estudo discute os processos de criação literária e leitura, bem como o entrelaçamento da literatura com diferentes artes e mídias em S.

Biografia do Autor

Verônica Daniel Kobs, Uniandrade e Fae

Pós-Doutorado na área de Literatura e Intermidialidade (UFPR, 2018). Doutorado em Estudos Literários (UFPR, 2009). Mestrado em Literatura Brasileira (UFPR, 2000). Licenciatura em Letras Português-Latim (UFPR, 1997). Professora do Curso de Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade. Professora do Curso de Graduação em Letras da FAE. Editora da revista literária Scripta Alumni. Parecerista da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Pesquisadora credenciada junto ao CNPq e atuante em Grupos de Pesquisa da Uniandrade e da UFPR, com projetos que abrangem as áreas de Literatura, Cinema, Intermidialidade e Estudos Culturais. Autora de diversos artigos sobre Literatura e Estudos Interartes. Autora de livros sobre Língua Portuguesa, Linguagens e Argumentação. Autora do blog Interartes: Artes & Mídias. Outras plataformas de acesso à produção científica de Verônica Daniel Kobs: ORCID: orcid.org/0000-0003-0108-160X * REDALYC: redalyc.org/autor.oa?id=8540 * RESEARCHER ID: researcherid.com/rid/M-2042-2018 * GOOGLE ACADÊMICO: scholar.google.com.br/citations?user=awnv16cAAAAJ&hl=pt-BR (Índice H: 3) * Blog Interartes: https://danielkobsveronica.wixsite.com/interartes.

Referências

ABRAMS, Jeffrey Jacob; DORST, Doug. S. Rio de Janeiro: Intrínseca; Santa Mônica (Califórnia): Bad Robot; New York: Melcher Media, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Vol. III. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 1997.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos. A literatura de segunda mão. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

HUTCHEON, Linda. Narcissistic narrative: the metafictional paradox. Canadá: Wilfried Laurier University, 2014.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MARTIN, Wallace. Recent theories of narrative. Ithaca: Cornel University, 1991.

SILVA, Israel. Nicodemos e Jesus, o novo nascimento. Disponível: http://www.rudecruz.com/nicodemos-novo-nascimento.php

Acessado em 19/02/2018.

SMITH, Keri. Destrua este diário. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

WAUGH, Patricia. Metafictional: the theory and practice of self-conscious fiction. New York: Routledge, 1993.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

KOBS, Verônica Daniel. O literário e o extraliterário em S., de J. J. Abrams e Doug Dorst. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 22/1, p. 302–323, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3722. Acesso em: 26 abr. 2024.