Valsa para Bruno Stein sob a perspectiva teórica estruturalista

Visualizações: 678

Autores

Palavras-chave:

Teoria da Literatura, Música e Literatura, Estruturalismo.uni

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar o romance Valsa para Bruno Stein, do escritor gaúcho Charles Kiefer, sob a perspectiva teórica do estruturalismo, partindo do pressuposto de que a estrutura do livro contém, em diversos aspectos, a estrutura da valsa, cujo compasso ternário é composto de um tempo forte e dois fracos. Além disso, ressalta-se a perspectiva interartes do texto, visto que a música está presente na obra tanto no enredo quanto em sua configuração estrutural. Evidencia-se a composição estética híbrida que dissolve utópicos limites entre o puramente literário e o puramente musical, alegorizando uma forma literária representativa da contemporaneidade, que se consolida através do diálogo entre artes distintas num mesmo texto. As perspectivas teóricas se dão através dos postulados de Solange Ribeiro de Oliveira, no que concerne à presença da música na literatura e de Regina Zilberman, Terry Eagleton e Jonathan Culler no que tange às questões do Estruturalismo.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Pandolfo Debortolli, Universidade Federal de Santa Maria

Estudos Literários -

Gérson Luís Werlang, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria - RS - BRASIL

Professor do Departamento de Música, da Pós-Graduação em Música e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Pesquisa as interações entre Música e Literatura, Polifonia e Literatura Gótica e Fantástica. 

Bacharel em Música. Especialista em Educação Musical. Mestre em Música. Doutor em Letras. Pós-Doutor em Literatura Comparada.

Referências

CANCLINI, Néstor Garcia. O mundo inteiro como lugar estranho. São Paulo: EdUSP, 2016.

CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura : uma introdução. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GROVE. Dicionário Grove de música: edição concisa. Editado por Stanley Sadie. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

KIEFER, Charles. A última trincheira: arte, cultura e identidade nacional. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2002.

KIEFER, Charles. Valsa para Bruno Stein. 5. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995.

OLIVEIRA, Solange de Ribeiro. Literatura e música. São Paulo: Perspectiva, 2002.

WERLANG, Gérson. A música na obra de Erico Verissimo: polifonia, humanismo e crítica social. Passo Fundo: Méritos, 2011.

ZILBERMAN, Regina, 1948 - Teoria da literatura I. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

DEBORTOLLI, Viviane Aparecida Pandolfo; WERLANG, Gérson Luís. Valsa para Bruno Stein sob a perspectiva teórica estruturalista. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 22/1, p. 506–526, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3723. Acesso em: 21 nov. 2024.