Valsa para Bruno Stein sob a perspectiva teórica estruturalista
Visualizações: 678Palavras-chave:
Teoria da Literatura, Música e Literatura, Estruturalismo.uniResumo
O presente artigo se propõe a analisar o romance Valsa para Bruno Stein, do escritor gaúcho Charles Kiefer, sob a perspectiva teórica do estruturalismo, partindo do pressuposto de que a estrutura do livro contém, em diversos aspectos, a estrutura da valsa, cujo compasso ternário é composto de um tempo forte e dois fracos. Além disso, ressalta-se a perspectiva interartes do texto, visto que a música está presente na obra tanto no enredo quanto em sua configuração estrutural. Evidencia-se a composição estética híbrida que dissolve utópicos limites entre o puramente literário e o puramente musical, alegorizando uma forma literária representativa da contemporaneidade, que se consolida através do diálogo entre artes distintas num mesmo texto. As perspectivas teóricas se dão através dos postulados de Solange Ribeiro de Oliveira, no que concerne à presença da música na literatura e de Regina Zilberman, Terry Eagleton e Jonathan Culler no que tange às questões do Estruturalismo.
Referências
CANCLINI, Néstor Garcia. O mundo inteiro como lugar estranho. São Paulo: EdUSP, 2016.
CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura : uma introdução. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GROVE. Dicionário Grove de música: edição concisa. Editado por Stanley Sadie. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
KIEFER, Charles. A última trincheira: arte, cultura e identidade nacional. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2002.
KIEFER, Charles. Valsa para Bruno Stein. 5. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995.
OLIVEIRA, Solange de Ribeiro. Literatura e música. São Paulo: Perspectiva, 2002.
WERLANG, Gérson. A música na obra de Erico Verissimo: polifonia, humanismo e crítica social. Passo Fundo: Méritos, 2011.
ZILBERMAN, Regina, 1948 - Teoria da literatura I. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).