Diálogos entre literatura e música: elementos da forma-sonata no romance Os teclados, de Teolinda Gersão
Visualizações: 674Palavras-chave:
Literatura e Música, Silêncio na literatura, Forma-sonata na literatura, Teolinda Gersão, Os teclados.Resumo
Resumo: A análise do romance Os teclados, de Teolinda Gersão tem como ponto de partida o diálogo entre literatura e música, anunciado no título, e demonstra como elementos musicais, notadamente os de composição da forma-sonata, encontram-se presentes na estruturação do discurso. Analisamos a participação do silêncio (suspensão do dizer, brancos da página, apagamento de sentidos, entre outros) como meio para se encenar, no texto, efeitos musicais e contrastes sonoros. A investigação apoiou-se, sobretudo, na teorização do silêncio constitutivo proposta por Eni Puccinelli Orlandi e em estudos sobre teoria e história da música, em especial a história da música ocidental de Donald Grout e Claude Palisca, além do estudo do som e seus sentidos, feito por de José Miguel Wisnik. Para além de evidenciar as formas como o diálogo entre música e literatura ocorre no romance em apreço, o objetivo desta análise é demonstrar as relações de enfrentamento e de resistência entre grupos opressores e oprimidos e como a linguagem musical pode servir para significar o que não pode ser dito.
Referências
ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. Tradução de Magda França. São Paulo: Perspectiva, 1974.
BERRY, Wallace. Form in music: an examination of traditional techniques of musical form and their applications in historical and contemporary styles. New Jersey: Prentice-Hall, 1986.
CAPLIN, Willian. E. Classical form: a theory of formal functions for the instrumental music of Haydn, Mozart, and Beethoven. New York: Oxford University Press, 1998.
CARETTI, Ana Carolina Silva. Teclas paralelas: a dimensão literário-musical em Os teclados, de Teolinda Gersão. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2009.
GERSÃO, Teolinda. Os teclados; Três histórias com anjos. Porto: Sextante, 2012.
GOETSCHIUS, Percy. The single melodic line, stepwise progressions and narrow leaps. In: Exercises in elementary counterpoint. New York: G. Schirmer, 1910. p. 5-8.
GREEN, Douglas M. The sonata form. In: Form in tonal music: an introduction to analysis. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1965. p. 174-210.
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Tradução de Ana Luisa Faria. Lisboa: Gradiva, 2001.
KENNAN, Kent. W. Introduction: the nature of counterpoint. In: Counterpoint: based on eighteen-century practice. New Jersey: Prentice-Hall, 1999. p. 1-4.
KUNDERA, M. A arte do romance. Tradução de Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
LOCKWOOD, Lewis. Beethoven: a música e a vida. 2. ed. São Paulo: Conex, 2005.
MED, Bohumil. Teoria da música. Brasília: Musimed, 1996.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Introdução à melopoética: a música na literatura brasileira. In: OLIVEIRA, Solange Ribeiro; RENNÓ, Carlos; FREIRE, Paulo; AMORIM, Maria Alice; ROCHA, Janaína. Literatura e música. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003. p. 12-27.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
PAZ, Octavio A imagem. In: Signos em rotação. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. Organização e revisão de Celso Lafer e Haroldo de Campos. São Paulo: Perspectiva, 2015. p. 37-50. (Debates, 48).
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).