A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)

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Autores

Palavras-chave:

Écfrase, João Miguel Fernandes Jorge, poesia portuguesa moderna e contemporânea, pintura

Resumo

O intuito do artigo é discutir a maneira como o conceito da écfrase se configura nos trabalhos do poeta e crítico de arte português João Miguel Fernandes Jorge. Assim sendo, o estudo se propõe a discutir, a partir de dois poemas, como o autor encontra nas artes plásticas o ponto de partida para a sua composição, sem, para tanto, se manter fiel à imagem. Para tornar possível a reflexão proposta, a investigação se centra nos seguintes poemas: o primeiro deles é “Conversação”, publicado em Museu das janelas verdes, de 2002, no qual se tem a écfrase de uma pintura figurativa; já o segundo, intitulado apenas de XVIII, cumprindo a ordem sequencial numérica do restante dos poemas que compõe Oferenda (2012),  explora as possibilidades criativas fornecidas por uma pintura abstrata. Com isso, pensa-se a maneira como, a partir do conceito da écfrase, acontece a relação entre poesia e pintura, tendo por base imagens não-figurativas e imagens representativas.

Biografia do Autor

Patrícia Resende Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista PNPD/Capes.

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Publicado

2019-11-14

Como Citar

PEREIRA, Patrícia Resende. A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012). REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 22/1, p. 65–82, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749. Acesso em: 22 dez. 2024.