A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)

Visualizações: 697

Autores

Palavras-chave:

Écfrase, João Miguel Fernandes Jorge, poesia portuguesa moderna e contemporânea, pintura

Resumo

O intuito do artigo é discutir a maneira como o conceito da écfrase se configura nos trabalhos do poeta e crítico de arte português João Miguel Fernandes Jorge. Assim sendo, o estudo se propõe a discutir, a partir de dois poemas, como o autor encontra nas artes plásticas o ponto de partida para a sua composição, sem, para tanto, se manter fiel à imagem. Para tornar possível a reflexão proposta, a investigação se centra nos seguintes poemas: o primeiro deles é “Conversação”, publicado em Museu das janelas verdes, de 2002, no qual se tem a écfrase de uma pintura figurativa; já o segundo, intitulado apenas de XVIII, cumprindo a ordem sequencial numérica do restante dos poemas que compõe Oferenda (2012),  explora as possibilidades criativas fornecidas por uma pintura abstrata. Com isso, pensa-se a maneira como, a partir do conceito da écfrase, acontece a relação entre poesia e pintura, tendo por base imagens não-figurativas e imagens representativas.

Biografia do Autor

Patrícia Resende Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista PNPD/Capes.

Referências

CLÜVER, Claus. A new look at an old topic: ekphrasis revisited. Todas as letras, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 30-44, jan./abr. 2017.

CONVERSAÇÃO, de Pieter de Hooch. Site do Museu Nacional de Arte Antiga. Disponível em: http://www.museudearteantiga.pt/colecoes/pintura-europeia/conversacao Acesso em 02/05/2019.

FRIAS, Joana Matos. Écfrase: 10 aporias. eLyra: Revista da Rede Internacional LyraCompoetics. Porto, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, n. 8, Dez/2016.

JORGE, João Miguel Fernandes. Um quarto cheio de espelhos. Lisboa: Quetzal Editores, 1987.

JORGE, João Miguel Fernandes. Museu das janelas verdes. Lisboa: Relógio D’Água, 2002.

JORGE, João Miguel Fernandes. A gravata ensanguentada. Lisboa, Relógio D’Água, 2006.

JORGE, João Miguel Fernandes; PINHEIRO, Jorge. Oferenda. Porto: Modo de Ler, 2012.

HANSEN, João Adolfo. Categorias epidíticas da ekphrasis. Revista USP, São Paulo, n. 1, set/nov. 2006.

HEFFERNAN, James A. W. Museum of words: the poetics of ekphrasis from homer to Hashbery, Chicago e Londres. Chicago: The University of Chicago Press, 1993.

KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. Trad. Isabel St. Aubyn. Lisboa: Edições 70, 1987.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte: e na pintura em particular. Trad. Álvaro Cabral e Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LOUVEL, Liliane. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. In: ARBEX, Márcia (org.) Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, 2006.

MITCHELL, William John Thomas. Picture theory: essays on verbal and visual representation. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

PEREIRA, Patrícia Resende. A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012). REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 22/1, p. 65–82, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749. Acesso em: 26 abr. 2024.