Referências intermidiáticas em Jazz de Toni Morrison: ler como se estivesse ouvindo

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Autores

Palavras-chave:

intermidialidade, identidade, escravidão, diáspora, jazz.

Resumo

O presente trabalho visa observar as relações intermidiáticas que acontecem entre literatura e música no romance Jazz (1992), escrito pela premiada autora norte-americana Toni Morrison. Com base em conceitos propostos por Irina Rajewsky acerca da intermidialidade, o objetivo é analisar como a escritora estadunidense articula a estrutura narrativa, a evolução dos personagens e a experiência afro-americana nos Estados Unidos com as características da música popular americana jazz. Durante a década de 20, a migração do sul rural para o norte urbanizado era intensa, devido à abolição da escravatura que se deu após o fim da Guerra da Secessão (1861-65) e aos conflitos que decorriam da nova condição do negro. Fortemente influenciada pela música desde a infância, Morrison retrata a busca por melhores condições de vida na cidade grande o que inevitavelmente leva o negro à necessidade de reconstruir sua identidade quando chega ao destino. Para ela, o jazz funciona como uma espécie de materialização dos sentimentos de deslocamento, mudança, inventividade e improviso durante os movimentos migratórios e não está presente na obra por meio de meras referências a jazzistas famosos, discos ou músicas, mas como um elemento estruturante desde a primeira linha da narrativa.

 

Biografia do Autor

Prila Leliza Calado, Universidade Federal do Paraná / doutoranda

Professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.

Referências

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Publicado

2020-02-14

Como Citar

CALADO, Prila Leliza. Referências intermidiáticas em Jazz de Toni Morrison: ler como se estivesse ouvindo. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 23, p. 255–274, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3751. Acesso em: 22 dez. 2024.