Percepção, imagem, ritmo e performance: a poesia pelo viés dos sentidos
Visualizações: 836Palavras-chave:
Poesia, Percepção, Imagem, Ritmo, PerformanceResumo
Este artigo, através de uma postura interdisciplinar, apresenta um entendimento de ritmo e imagem na poesia a partir de um pensamento de corpo e percepção. São articulados os trabalhos de Yeats (2004), Rukeyser (1996), Paz (2015) e Maiakovski (1979) aproximando-os da prerrogativa de que a corporalidade, implicada na poesia, está intimamente relacionada à experiência tanto do poeta quanto de seu leitor na partilha de experiências , e este é parte do potencial performativo de um poema.
Referências
AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Oxford: Clarendon Press, 1962.
AGAMBEN, Giorgio. “O que contemporâneo?” In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
BLAKE, Willian. All religions are one. Disponível em: http://www.blakearchive.org/exist/blake/archive/work.xq?workid=aro&java=no. Acesso em 15/02/2016.
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: Os livros e a Escola do Tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
CAMPOS, A. et all. Teoria da poesia concreta. São Paulo, Edições Invenção, 1965.
CAMPOS, A. et all. Manifesto da Poesia Concreta. Disponível em: http://www.tanto.com.br/luizedmundo-concret.htm. Acesso em: 28 de fevereiro de 2016.
CANDIDO, Antonio. O Estudo Analítico do Poema. São Paulo: Humanitas, 2006.
CLÜVER, C. “Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos.” In Revista Literatura e Sociedade. n. 2 1997, p.45. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/13267. Acesso em 10/05/2016.
ECO, Umberto. Obra aberta: formas e indeterminação nas poéticas contemporâneas. Trad. Giovanni Cutolo et al. São Paulo: Perspectiva, 2015.
KATZ, Helena Tania. UM, DOIS, TRÊS, a dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: Edição da Autora, 2005.
KILLINGSWORTH, M. J. The Cambridge introduction to Walt Whitman. New York (USA): Cambridge University Press, 2007.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. [Trad: Diana González Martín e David Martínez Perucha]. Madrid: Abada, 2011.
FOLSOM, E. MERRIL. Every Atom: Sexuality and the Body in "Song of Myself". Iowa: The University of Iowa International Writing Program's Distance Learning Program. 2014. Vídeo (12min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SvfTugj3_xM. Acesso em: 20 de fevereiro 2016.
GREENE, Roland (ed.). The Princeton Encyclopedia of Poetry and Poetics. New Jersey: Princeton University Press, 2012.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
LEPECKI, André. 9 variações sobre coisas e performance. In: Revista Urdimento, Florianópolis: n. 19, p. 95-101, nov. 2012.
LEVI, Jan Heller, KAUFMAN, Janet E., HERZOG, Anne F (ed). The Collected Poems of Muriel Rukeyser. Pensilvânia: University of Pittsburgh Press, 2005.
MALLARMÉ, Stéphane. “Crise de verso”. In: Inimigo rumor: revista de poesia. São Paulo: Cosac Naify, 2008. n.20. Trad. Ana de Alencar .
MACLEISH, Archibald. “Ars Poetica / Ars Poetica”. In: VIZIOLI, Paulo (Seleção e Tradução). Poetas norte-americanos. Antologia Bilíngue. Edição Comemorativa do Bicentenário da Independência dos Estados Unidos da América: 1776-1976. Rio de Janeiro, RJ: Lidador, 1974.
MAIAKOVSKI, Vladimir. Poética. Trad. Antonio Landeira e Maria Manuela Ferreira. São Paulo: Global, 1979.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Trad. Mário da Silva. São Paulo: Civilização Brasileira, 1977.
NOË, A. Action in perception. Massachusetts: The MIT Press, 2004. PLAZA
NÓBREGA, Thelma Médici. “Transcriação e hiperfidelidade”. In: Cadernos de Literatura em Tradução, Brasil, n. 7, p. 249-255, nov. 2006. ISSN 1981-2558. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/clt/article/view/49417>. Acesso em: 17 Ago. 2014.
PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. São Paulo Perspestiva, 2003.
RENGEL. Lenira P. “Corpo e dança como lugares de corponectividade metafórica”. IN: FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-19, jan./jun. 2009.
RESENDE, Flávia A. V. “O arquivo e o repertório - Performace e memória cultural nas Américas, de Diana Taylor.” EM TESE. v. 20 n. 2 maio-ago. 2014 (p. 261-264). Disponível em: Acesso em: < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/download/5614/6023 >Acesso em:
RUKEYSER, Muriel. The Life of Poetry. Ashfield: Paris Press, 1996.
SETENTA, J. Fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Bahia: EDUFBA, 2008.
VALÉRY, Paul. “Poetry and Abstract Thought”. In: COOK, John. Poetry In Theory: An Anthology 1900-2000. Oxford: Blackwell, 2004.
YEATS, William Butler. “The Symbolism of Poetry”. In: COOK, John. Poetry In Theory: An Anthology 1900-2000. Oxford: Blackwell, 2004.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).