Poema em 78 R.P.M.: o ritmo do jazz na poesia de Allen Ginsberg e Roberto Piva

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Autores

  • Patrícia Lochini UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) https://orcid.org/0000-0002-1026-0899
  • Paulo Andrade UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr)

Palavras-chave:

jazz, poesia moderna, prosódia, resistência

Resumo

O ritmo não é um mero recurso formal, mas está intimamente ligado à sensibilidade do homem, refletindo toda sua inquietação. Como declara Candido (2006),  “a difusão do jazz generaliza pelas classes da sociedade ocidental um ritmo “orquestral” reentronizado em triunfo, e violenta síncopa”, pois, a partir de seu sistema dissonante, define a sensibilidade de uma sociedade desvairada em meio ao caos da modernidade. O jazz, em sua essência, não busca o refinamento do som, mas sim um acúmulo do mesmo, culminando numa anarquia sonora. O contexto caótico é propício para a adoção de uma postura oposta à razão, utilizando como intermédio o delírio enquanto ruptura do individuo com a lógica racionalista socialmente instituída. Essa sensibilidade utópica que se faz presente tanto no jazz quanto na poesia moderna: o manifesto do sofrimento da queda do homem num grito de saxofone.  Dessa forma, temos como objetivo analisar como dois poetas do século XX,  Allen Ginsberg e Roberto Piva, em suas respectivas obras “Howl and other poems” (1956) e “Paranoia” (1963), exploram a linguagem do jazz em seus versos, a fim de expressar a revolta do sujeito em relação à racionalização abstrata da sociedade moderna, através da expressão livre de seus impulsos originais.

Biografia do Autor

Patrícia Lochini, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP/Araraquara, na área de Teoria e Crítica da Poesia. Possui graduação em Letras pela UNESP/Assis.

Paulo Andrade, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr)

Professor do Departamento de Literatura da UNESP/Araraquara, na área de Teoria da Literatura e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.

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Publicado

2019-11-14

Como Citar

LOCHINI, Patrícia; ANDRADE, Paulo. Poema em 78 R.P.M.: o ritmo do jazz na poesia de Allen Ginsberg e Roberto Piva. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 22/1, p. 428–455, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3767. Acesso em: 23 abr. 2024.