SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO

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Autores

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira, Teoria Decolonial, Performance Artístico-musical

Resumo

No presente manuscrito, propomos discutir a performance artístico-musical do cantor Ney Matogrosso, ao longo de seus 45 anos de carreira no cenário da música popular brasileira, em que foram lançados 35 discos com vendagem superior a 25 milhões de cópias. Analisamos o compromisso estético decolonial do artista ao perceber seu discurso em defesa da cultura latino-americana, dos povos nativos e de sua performance inovadora nos palcos, quando lida com questões ligadas à liberdade sexual, androgenia e quebra de tabus. Para isso, apresentamos uma crítica da performance do artista à luz das teorias decoloniais e o seu posicionamento contrário ou, pelo menos, alheio às culturas europeias e norte-americanas. Como material de verificação, buscamos desenvolver uma análise crítico-descritiva utilizando a obra Sangue Latino, considerada pela crítica especializada o maior sucesso da carreira do artista (CUNHA, 2013) e por tematizar os principais elementos decolonizadores da Epistemologia do Sul (QUINJANO, 2005). Por fim, apontamos nuances como elementos comprobatórios da ideologia interpretativa e do posicionamento crítico do artista em relação ao fazer-se artista brasileiro, sul-americano, tupiniquim, pós-moderno e liberto de rótulos e classificações genéricas e redundantes da imposição globalizante, da modernidade, do tradicionalismo e do hegemônico.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, Universidade Federal da Bahia - UFBA / IF Sertão- PE

Doutorando em Educaçao, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Educaçao e Cultura, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Licenciado em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE); Profesor de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educaáo - IF Sertão Pernambucano.

Pedro Rodolpho Jungers Abib, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-doutor em Estudos Lusófonos (Nova Lisboa - Portugal); Pós-doutor em Ciencias Sociais (Paris - França); Doutor em Educação (UFBA); Professor-orientador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA.

Referências

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

FLORÊNCIO, Roberto Remígio; ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 22/2, p. 297–319, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3803. Acesso em: 22 dez. 2024.

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