Reparando a luta de classes em Reparação, de Ian McEwan.
Visualizações: 533Palavras-chave:
romance inglês do século XXI, Ian McEwan, Reparação, estudos marxistas e culturais.Resumo
A partir dos estudos marxistas e culturais pretende-se analisar o romance Reparação, de Ian McEwan, observando como a luta de classes e os modos de produção capitalistas são seus elementos constitutivos, de modo que seu personagem principal, Briony Tellis, existe como figura problemática e emblemática da relação entre ficção e história, verdade e mentira, e utopia e distopia social, sendo portadora do que Jameson (1988) denomina “esquizofrenia historicista existencial”, revelada também na forma ambígua e irônica do romance.
Referências
EAGLETON, Terry. Criticism & Ideology: a study in Marxist Literary Theory. Verso, 1984.
EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. Tradução: Mateus Correa. São Paulo. Editora UNESP. 2011.
ESCOZA, Cássia. O romance como veículo da falta humana: Reparação de Ian McEwan. Tese de doutorado. São Jose do Rio Preto. UNESP. 2013.
FIROIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo. Ateliê Editorial, 2009.
JAMESON, Fredric. Ideologies of Theory 2. Minneapolis: University of Minnesota Press. 1988.
JAMESON, Fredric. O inconsciente político: A narrativa como ato socialmente simbólico. Série Temas. Volume 31. Estudos Literários. Editora Ática. São Paulo. 1992.
McEWAN, Ian. Reparação. Tradução: Paulo Henrique Britto. São Paulo. Companhia das Letras. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).