Reparando a luta de classes em Reparação, de Ian McEwan.

Visualizações: 520

Autores

  • Edison Gomes Junior Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

romance inglês do século XXI, Ian McEwan, Reparação, estudos marxistas e culturais.

Resumo

A partir dos estudos marxistas e culturais pretende-se analisar o romance Reparação, de Ian McEwan, observando como a luta de classes e os modos de produção capitalistas são seus elementos constitutivos, de modo que seu personagem principal, Briony Tellis, existe como figura problemática e emblemática da relação entre ficção e história, verdade e mentira, e utopia e distopia social, sendo portadora do que Jameson (1988) denomina “esquizofrenia historicista existencial”, revelada também na forma ambígua e irônica do romance.

Biografia do Autor

Edison Gomes Junior, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1991) - especialização em cinema. Bacharel e Licenciado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade de São Paulo (2010). Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP (2015). Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo. Tem interesse em semiótica e artes em geral.

Referências

EAGLETON, Terry. Criticism & Ideology: a study in Marxist Literary Theory. Verso, 1984.

EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. Tradução: Mateus Correa. São Paulo. Editora UNESP. 2011.

ESCOZA, Cássia. O romance como veículo da falta humana: Reparação de Ian McEwan. Tese de doutorado. São Jose do Rio Preto. UNESP. 2013.

FIROIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo. Ateliê Editorial, 2009.

JAMESON, Fredric. Ideologies of Theory 2. Minneapolis: University of Minnesota Press. 1988.

JAMESON, Fredric. O inconsciente político: A narrativa como ato socialmente simbólico. Série Temas. Volume 31. Estudos Literários. Editora Ática. São Paulo. 1992.

McEWAN, Ian. Reparação. Tradução: Paulo Henrique Britto. São Paulo. Companhia das Letras. 2011.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Como Citar

GOMES JUNIOR, Edison. Reparando a luta de classes em Reparação, de Ian McEwan. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 23, p. 156–181, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3857. Acesso em: 19 abr. 2024.