Transgressões narrativas em Fogo Pálido, de Vladimir Nabokov
Visualizações: 587Palavras-chave:
Fogo Pálido, narratologia, metalepseResumo
Fogo Pálido, romance de Vladimir Nabokov, possui um complexo sistema narratológico composto por transgressões narrativas de diferentes ordens. Denominadas como metalepses por Genette (1995; 2004), essas transgressões permeiam todo o romance. Sob essa perspectiva, o objetivo desse estudo é analisar como funcionam e quais os efeitos das metalepses em Fogo Pálido. As metalepses formam um labirinto narrativo ao ponto de o leitor não saber se está lendo uma narrativa primária ou secundária. Elas também reforçam a autossuficiência da narrativa, ao transporem barreiras que a realidade não permite e, ainda, apontam para uma metacrítica literária, questionando os valores do texto literário e da crítica artística.
Referências
IVÁNCSICS, Bernát. Plotting the kill and killing the plot. Levels of reading in Nabokov’s Pale Fire. Americana E-Journal of American Studies in Hungary. Budapest. v. 9, n. 1, 2013. Disponível em: http://americanaejournal.hu/vol9no1/ivancsics. Acessado em 15/12/2018
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, 1995.
GENETTE, Gérard. Metalepsis: De la figura a la ficctión. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2004.
KLIMEK, Sonja. Metalepsis and Its (Anti-)Illusionist Effects in the Arts, Media and Role-Playing Games. In: BANTLETON, Katharina; THOSS, Jeff; WOLF, Werner. Metareference across Media: Theroy and Case Studies. Amsterdam: Rodopi, 2009, p. 169-187.
NABOKOV, Vladimir. Fogo Pálido. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
BARONI, Raphaël; PICADO, Benjamin; TEIXEIRA, João. O Fazedor de Relógios: sistemas da temporalidade narrativa em Watchmen. Todas as Letras. São Paulo. v. 21, n. 1, p. 140-166, jan./abr. 2019.
PIER, John.: "Metalepsis (revised version; uploaded 13 July 2016)" In: HÜHN, Peter et al. (orgs.). The Living Handbook of Narratology. Hamburg: Hamburg University. Disponível em: http://www.lhn.uni-hamburg.de/article/metalepsis-revised-version-uploaded-13-july-2016. Acessado em 22/10/2018.
RICHARDSON, Brian. Unnatural Voices: extreme narration in modern and contemporary fiction. Columbus: Ohio State University Press, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).