Educação e Opressão na Escócia: representações da escola em Glue e The Blade Artist de Irvine Welsh
Visualizações: 601Palavras-chave:
educação, opressão, proletariado, Escócia, Irvine WelshResumo
Neste artigo, procura-se discutir como a instituição escolar escocesa é representada nos romances Glue (2001) e The Blade Artist (2016), do escritor escocês Irvine Welsh. Pretende-se abordar as duas obras, considerando o potencial coercitivo e autoritário da escola como aparelho ideológico do Estado (ALTHUSSER, 2001). Assim, a análise terá como foco cenas em que tal instituição é representada como opressora para com personagens originários de classes trabalhadoras da capital escocesa, Edimburgo. Intenciona-se demonstrar como relações de poder autoritárias e desiguais são reproduzidas no ambiente escolar.
Referências
ALBUQUERQUE, José Augusto Guilhon de. Introdução: Althusser, a ideologia e as instituições. In: ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado, trad. Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 2001.
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado, trad. Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 2001.
ANÔNIMO. Glue.
Disponível: http://www.irvinewelsh.net/books/info/?t=Glue
Acessado em 10/08/2019.
CLARKE, Peter. Hope and Glory. Britain 1900-2000. London: Penguin Books, 2004.
HENRIQUES, Ana Lúcia S. A questão da identidade nacional linguística em Walter Scott e Irvine Welsh. In: VII Congresso da ABRALIC, 2002, Salvador: Terras e Gentes, 2000.
LEISHMAN, David. A Parliament of Novels: the Politics of Scottish Fiction 1979-1999. In: Revue Française de Civilisation Britannique, XIV-1, 2006.
Disponível: http://rfcb.revues.org/1175
Acessado em 17/10/2018.
VERNON, James. Modern Britain: 1750 to the Present. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
WELSH, Irvine. Trainspotting. New York: W. W. Norton & Company, 1996.
WELSH, Irvine. Glue. London: Vintage, 2002.
WELSH, Irvine. The Blade Artist. London: Penguin Random House, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).