Tensão histórica e forma narrativa no romance American Gods, de Neil Gaiman

Eduardo de Faria Carniel, Marcos César de Paula Soares

Resumo


O romance fantástico American Gods (2001), de Neil Gaiman, se propõe a articular os elementos extrarrealistas típicos do seu gênero em conjunção ao retrato da realidade material. Essa articulação traz à superfície do texto tensões próprias do momento da sua produção - a virada do milênio (inserida no período ao que o crítico Fredric Jameson se refere como “capitalismo tardio”) - relacionadas à fragmentação da percepção histórica e à complexificação das relações econômicas financeirizadas. A tentativa do romance de propor, em meio a essas tensões, uma genealogia das formações culturais norte-americanas, produz uma forma inovadora pela combinação de uma narrativa coletivizada com símbolos metafóricos - os deuses do seu título. O artigo buscará analisar a construção dessa forma no texto, e o que ela nos revela sobre as tensões políticas e ideológicas do presente nos EUA.


Palavras-chave


American Gods; fantástico; capitalismo tardio; Estados Unidos; romance histórico

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