Tensão histórica e forma narrativa no romance American Gods, de Neil Gaiman

Visualizações: 661

Autores

Palavras-chave:

American Gods, fantástico, capitalismo tardio, Estados Unidos, romance histórico

Resumo

O romance fantástico American Gods (2001), de Neil Gaiman, se propõe a articular os elementos extrarrealistas típicos do seu gênero em conjunção ao retrato da realidade material. Essa articulação traz à superfície do texto tensões próprias do momento da sua produção - a virada do milênio (inserida no período ao que o crítico Fredric Jameson se refere como “capitalismo tardio”) - relacionadas à fragmentação da percepção histórica e à complexificação das relações econômicas financeirizadas. A tentativa do romance de propor, em meio a essas tensões, uma genealogia das formações culturais norte-americanas, produz uma forma inovadora pela combinação de uma narrativa coletivizada com símbolos metafóricos - os deuses do seu título. O artigo buscará analisar a construção dessa forma no texto, e o que ela nos revela sobre as tensões políticas e ideológicas do presente nos EUA.

Biografia do Autor

Eduardo de Faria Carniel, Universidade de São Paulo

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo 

Mestrando no programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês do Departamento de Letras Modernas (FFLCH/USP)

Marcos César de Paula Soares, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Inglês pela Universidade de São Paulo e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado na Universidade de Yale, EUA e na Universidade de Columbia, EUA. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo.

Referências

BARRETT, J.R. "Americanization from the Bottom, Up: Immigration and the Remaking of the American Working Class, 1880–1930," In: Journal of American History 79 (December 1992)

Disponível: https://www.jstor.org/stable/2080796

Acessado em: 12/09/2019

FRASER, Nancy "From Progressive Neoliberalism to Trump - and Beyond" In: American Affairs, vol. 1 no. 4 (Winter 2017)

Disponível: https://americanaffairsjournal.org/2017/11/progressive-neoliberalism-trump-beyond/

Acessado em: 12/09/2019

GAIMAN, Neil. American Gods. New York City: HarperCollins, 2002

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.

LUKÁCS, György. O romance histórico. São Paulo: Boitempo, 2011

MASON, Cody. "Too Good to be True: Private Prisons in America". The Sentencing Project: (January 2012).

Disponível: https://www.sentencingproject.org/publications/too-good-to-be-true-private-prisons-in-america/

Acessado em: 12/09/2019

MCDERMOTT, S. P. “‘An Outrageous Proceeding’: A Northern Lynching and the Enforcement of Anti-Lynching Legislation in Illinois, 1905-1910.” In: The Journal of Negro History, Vol. 84, No. 1 (Winter, 1999)

Disponível: https://www.jstor.org/stable/2649083?seq=1#page_scan_tab_contents

Acessado em: 12/09/2019

ROBERTS, Dorothy. "The Social and Moral Cost of Mass Incarceration in African American Communities". Stanford Law Review, 2004. p. 1274

Disponível: https://scholarship.law.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1582&context=faculty_scholarship

Acessado em: 12/09/2019

Downloads

Publicado

2020-02-14

Como Citar

CARNIEL, Eduardo de Faria; SOARES, Marcos César de Paula. Tensão histórica e forma narrativa no romance American Gods, de Neil Gaiman. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 23, p. 83–109, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3964. Acesso em: 30 out. 2024.