História e performatividade em Days Without End de Sebastian Barry

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Palavras-chave:

Literatura Irlandesa, História, Performatividade, Forma narrativa.

Resumo

Este artigo analisará o romance Days Without End (2016) do premiado escritor irlandês Sebastian Barry, considerando a relação intrínseca entre personagem e linguagem que se estabelece na obra. Tendo por pressuposto teórico o conceito de performatividade textual (BERNS, 2009), considera-se que os processos de fluidez de gênero do narrador-personagem, Thomas McNulty, também pode ser aplicados para a análise da forma narrativa. Neste sentido, linguagem e forma narrativa em Days Without End emulam a aquisição linguística na Irlanda, aparecendo textualmente dentro do romance através do Hiberno-English e da oralidade da narração.

Biografia do Autor

Victor Augusto da Cruz Pacheco, Universidade de São Paulo

Victor Augusto da Cruz Pacheco é bacharel em Letras (habilitação Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo e aluno de mestrado na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês com bolsa CAPES pela mesma instituição. Cursou disciplinas na Universidad de Buenos Aires, Argentina, durante o período de intercâmbio acadêmico (2016). Tem como área de estudos a literatura irlandesa desde 2012 com a pesquisa As representações da Irlanda revolucionária nos contos de Sean OFaolain (2014) financiada pela Bolsa de Iniciação Científica da Reitoria da Universidade de São Paulo (Bolsa RUSP).

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Publicado

2020-02-14

Como Citar

PACHECO, Victor Augusto da Cruz. História e performatividade em Days Without End de Sebastian Barry. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 23, p. 128–155, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3987. Acesso em: 30 out. 2024.