Leitura, estudos literários e crítica: levantamento de questões contemporâneas

Fabiana de Lacerda Vilaço

Resumo


Este artigo discute algumas questões acerca das práticas de leitura e crítica literária na contemporaneidade com base em um recorte de estudos produzidos no âmbito da academia estadunidense. Para isso, este texto se divide em duas partes. Primeiramente, apresenta-se um comentário acerca de obras de estudiosos que formaram uma tradição crítica, os quais se debruçaram sobre a reflexão em torno da arte em sua relação com dinâmicas de natureza sócio-histórica ¾ tais como Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Fredric Jameson. Em seguida, é feita uma leitura crítica de uma seleção de textos do campo dos estudos literários mais recentes, a fim de compreender suas preocupações, suas questões, seus novos modos de encarar a contemporaneidade e seus pressupostos teóricos e ideológicos, procurando evidenciar alguns de seus ganhos, sua relevância e suas limitações ¾dentre esses estudiosos, estão Rita Felski, Stephen Best, Sharon Marcus, Nicholas Brown, Sharae Deckard e Carolyn Lesjak.

Palavras-chave


Leitura; Crítica; Estudos Literários; Experiência Sócio-Histórica

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ISSN: 2179-4456