Leitura, estudos literários e crítica: levantamento de questões contemporâneas
Visualizações: 604Palavras-chave:
Leitura, Crítica, Estudos Literários, Experiência Sócio-HistóricaResumo
Este artigo discute algumas questões acerca das práticas de leitura e crítica literária na contemporaneidade com base em um recorte de estudos produzidos no âmbito da academia estadunidense. Para isso, este texto se divide em duas partes. Primeiramente, apresenta-se um comentário acerca de obras de estudiosos que formaram uma tradição crítica, os quais se debruçaram sobre a reflexão em torno da arte em sua relação com dinâmicas de natureza sócio-histórica ¾ tais como Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Fredric Jameson. Em seguida, é feita uma leitura crítica de uma seleção de textos do campo dos estudos literários mais recentes, a fim de compreender suas preocupações, suas questões, seus novos modos de encarar a contemporaneidade e seus pressupostos teóricos e ideológicos, procurando evidenciar alguns de seus ganhos, sua relevância e suas limitações ¾dentre esses estudiosos, estão Rita Felski, Stephen Best, Sharon Marcus, Nicholas Brown, Sharae Deckard e Carolyn Lesjak.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).