Leitura, estudos literários e crítica: levantamento de questões contemporâneas

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Palavras-chave:

Leitura, Crítica, Estudos Literários, Experiência Sócio-Histórica

Resumo

Este artigo discute algumas questões acerca das práticas de leitura e crítica literária na contemporaneidade com base em um recorte de estudos produzidos no âmbito da academia estadunidense. Para isso, este texto se divide em duas partes. Primeiramente, apresenta-se um comentário acerca de obras de estudiosos que formaram uma tradição crítica, os quais se debruçaram sobre a reflexão em torno da arte em sua relação com dinâmicas de natureza sócio-histórica ¾ tais como Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Fredric Jameson. Em seguida, é feita uma leitura crítica de uma seleção de textos do campo dos estudos literários mais recentes, a fim de compreender suas preocupações, suas questões, seus novos modos de encarar a contemporaneidade e seus pressupostos teóricos e ideológicos, procurando evidenciar alguns de seus ganhos, sua relevância e suas limitações ¾dentre esses estudiosos, estão Rita Felski, Stephen Best, Sharon Marcus, Nicholas Brown, Sharae Deckard e Carolyn Lesjak.

Biografia do Autor

Fabiana de Lacerda Vilaço, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professora de Lingua Inglesa, Língua Portuguesa e pesquisadora nas áreas de literaturas de língua inglesa e estudos de cultura.

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Publicado

2020-02-14

Como Citar

VILAÇO, Fabiana de Lacerda. Leitura, estudos literários e crítica: levantamento de questões contemporâneas. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 23, p. 325–248, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4013. Acesso em: 30 out. 2024.