Sinto muito, Dave: o desligamento/morte de HAL 9000 no romance e no longa-metragem 2001 – Uma Odisseia no Espaço

Visualizações: 758

Autores

Palavras-chave:

Intermidialidade, Cinema, Arthur C. Clarke, Stanley Kubrick

Resumo

Este artigo apresenta uma análise comparativa do desligamento/morte do personagem HAL 9000 presente no longa-metragem 2001 – Uma Odisseia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick, e no romance homônimo publicado por Arthur C. Clarke, ambos de 1968. HAL 9000 é o computador inteligente da nave Discovery One, o personagem mais impactante, desenvolvido e humanizado do filme, o que não se repete no livro. Essas diferenças entre as obras apontam para uma valorização do personagem no longa-metragem, tratamento que é corroborado por um desfecho dramático de maior impacto na narrativa audiovisual.

Biografia do Autor

Mateus Lourenço Ribeirete, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brasil.

Marcia Regina Becker, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná – Brasil. Realizou estágio pós-doutoral na área de Letras no Shakespeare Institute - University of Birmingham - Grã-Bretanha. Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brasil.

Referências

AUMONT, Jacques. A estética do filme. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus Editora, 2008. 6. ed.

BENSON, Michael. 2001: Uma Odisseia no Espaço. Stanley Kubrick, Arthur C. Clarke, e a Criação de uma Obra-prima. Tradução de Álvaro Hattnher e Cláudia Carina. São Paulo: Todavia, 2018, 1. ed.

CAMPBELL, Murray S. “An Enjoyable Game”: How HAL plays chess. In: STORK, David G. (org.). HAL’s Legacy: 2001’s computer as dream and reality. Massachusetts: MIT, 2007.

CAHILL, Tim. The Rolling Stone Interview: Stanley Kubrick in 1987. Rolling Stone, 7 mar. 2011. Disponível em: http://www.rollingstone.com/culture/news/the-rolling-stone-interview-stanley-kubrick-in-1987-20110307 . Acesso em jun. 2018.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Tradução de Fernando Albagli e Benjamin Albagli. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2006, 6. ed.

CIMENT, Michel. Conversas com Kubrick. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

CLARKE, Arthur C. 2001 – Uma Odisseia no Espaço. Tradução de Fábio Fernandes. São Paulo: Editora Aleph, 2013.

CLARKE, Arthur C. The Lost Worlds of 2001. Nova York: Signet, 1972.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. In: Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes. – Vol. 1, n. 2 (novembro 2011). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2011.

CLÜVER, Claus. Inter Textus, Inter Artes, Inter Media. In: Aletria: Revista de Estudos de Literatura – Vol. 14, n. 1. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.

DUNCAN, Paul. Stanley Kubrick: A filmografia completa. Tradução de Carlos Sousa de Almeida. Colônia: Taschen, 2013.

FALSETTO, Mario. Stanley Kubrick: A Narrative and Stylistic Analysis. Westport: Praeger Publishers, 2001. Edição Kindle.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.

INSTITUTO AMERICANO DE CINEMA – AFI (American Film Institute). AFI’s 100 greatest heroes and villains. 2003. Disponível em http://www.afi.com/100Years/handv.aspx. Acesso em jun. 2018.

KUBRICK, Stanley. 2001: A Space Odyssey (2001 – Uma Odisséia no Espaço). Direção: Stanley Kubrick. Produção: Stanley Kubrick. Roteiro: Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke. País de produção: EUA; Reino Unido. Produtora: Metro Goldwyn Mayer. Ano de produção: 1968. Disponível em: Blu-ray (148 min), wide screen, color, Warner Home Video Brasil, 2007.

MATEAS, Michael. Reading HAL: Representation and Artificial Intelligence. In: KOLKER, Robert (org). Stanley Kubrick's 2001: A Space Odissey: New Essays. Oxford University Press, 2006. Edição Kindle.

RAJEWSKY, Irina O. Intermediality, Intertextuality and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality. Intermédialtés/Intermedialities, nº 6, 2005, p. 43-64. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis.

RIBEIRETE, M. L. HAL 9000: uma comparação entre romance e longa-metragem 2001 – Uma Odisseia no Espaço. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: Ilha do Desterro, nº 51, p. 19-53. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, jul/dez 2006.

STORK, David G. Scientist on the set: an interview with Marvin Minsky. In: STORK, David G. (org.). HAL’s Legacy: 2001’s computer as dream and reality. Massachusetts: MIT, 2007.

TELOTTE, J. P. Science Fiction Film. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

TURING, Alan. Can machines think? Oxford: Oxford University Press, 1950. Disponível em: http://mind.oxfordjournals.org/content/LIX/236/433.full.pdf+html. Acesso em jun. 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

RIBEIRETE, Mateus Lourenço; BECKER, Marcia Regina. Sinto muito, Dave: o desligamento/morte de HAL 9000 no romance e no longa-metragem 2001 – Uma Odisseia no Espaço. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 26, p. 392–411, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4057. Acesso em: 27 dez. 2024.