Narrativas ordinárias: quadrinhos de horror e cinema marginal nos anos de chumbo
Visualizações: 529Palavras-chave:
intermidialidade, cinema marginal, quadrinhos de horror, ditadura militar, José Mojica MarinsResumo
Este trabalho se propõe investigar aspectos de intermidialidade e de multimodalidade no filme de curta-metragem intitulado “O Acordo” (1968), escrito e dirigido por Ozualdo Candeias, e na história em quadrinhos intitulada “Noite Negra”, escrita por Rubens F. Lucchetti e ilustrada por Nico Rosso. Para tanto, serão focalizadas quer as relações entre essas duas obras narrativas, uma vez que ambas são transposições de uma história originalmente veiculada na TV (no programa “Além, muito além do além”), quer elementos intermidiáticos constitutivos de cada uma delas. Serão destacados os aspectos de experimentalismo estético e posicionamento político-social nas duas obras, analisando-as dentro de seu contexto de produção e recepção, que foi o período mais repressor da ditadura militar brasileira. O objetivo será demonstrar a sua relativa independência em relação à obra original que se perdeu, assim como a sua relevância histórico-cultural enquanto produções de oposição ao regime militar.
Referências
BARCINSKI, André; FINOTTI, Ivan. Zé do Caixão: Maldito – a biografia. 2ª ed. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2015.
BARCINSKI, André; FINOTTI, Ivan. ‘Conversações com R. F. Lucchetti’ revela herói anônimo do pop brasileiro. Folha de S. Paulo, São Paulo, 09 mai. 2015.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. Tradução de Luís Carlos Borges. 4ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FERNANDEZ, A. A. Entre la démence et la transcendance: José Mojica Marins et le cinéma fantastique. 2000. 400 p. Tese (Doutorado). Institut de Recherche en Cinéma et Audiovisuel, Université Paris III – Sorbonne Nouvelle, Paris, 2000.
FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. 3ª ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2016.
GAUDREAULT, André; MARION, Philippe. Transescritura e midiática narrativa: questões de intermidialidade. Tradução de Brunilda T. Reichmann e Anna Stegh Camati. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto multimodal. In: Hipertextos multimodais. São Paulo: Paco Editorial, 2010.
JENSEN, T. G. Discursos sobre as religiões afro-brasileiras – da desafricanização para a reafricanização. Revista de Estudos da Religião – REVER, São Paulo, v. 1, n. 1, jan. 2001. Disponível em: http://www.pucsp.br/rever/rv1_2001/index.html. Acesso em 06/06/2017.
LUCCHETTI, M. A. Lucchetti & Rosso, dois inovadores dos quadrinhos de horror. 1993. 2 v. Dissertação (Mestrado em Jornalismo). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
MARINS, José Mojica; LUCCHETTI, Rubens; ROSSO, Nico. O estranho mundo de Zé do Caixão. São Paulo: L&PM Editores, 1987.
RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Tradução de Thaïs Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
Trilogia de Terror. Direção: José Mojica Marins, Luís Sérgio Person, Ozualdo Candeias. Produção: Antonio Polo Galante, Renato Grecchi. São Paulo (BR). 1968. P&B. 101 min.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).