Narrativas ordinárias: quadrinhos de horror e cinema marginal nos anos de chumbo

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Autores

  • André Silva Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

intermidialidade, cinema marginal, quadrinhos de horror, ditadura militar, José Mojica Marins

Resumo

Este trabalho se propõe investigar aspectos de intermidialidade e de multimodalidade no filme de curta-metragem intitulado “O Acordo” (1968), escrito e dirigido por Ozualdo Candeias, e na história em quadrinhos intitulada “Noite Negra”, escrita por Rubens F. Lucchetti e ilustrada por Nico Rosso. Para tanto, serão focalizadas quer as relações entre essas duas obras narrativas, uma vez que ambas são transposições de uma história originalmente veiculada na TV (no programa “Além, muito além do além”), quer elementos intermidiáticos constitutivos de cada uma delas. Serão destacados os aspectos de experimentalismo estético e posicionamento político-social nas duas obras, analisando-as dentro de seu contexto de produção e recepção, que foi o período mais repressor da ditadura militar brasileira. O objetivo será demonstrar a sua relativa independência em relação à obra original que se perdeu, assim como a sua relevância histórico-cultural enquanto produções de oposição ao regime militar.

Biografia do Autor

André Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

SILVA, André. Narrativas ordinárias: quadrinhos de horror e cinema marginal nos anos de chumbo. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 26, p. 412–440, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4162. Acesso em: 9 maio. 2024.