Figurações de Manhufe em Amadeo de Mário Cláudio

Visualizações: 521

Autores

  • Adriana Gonçalves da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Mário Cláudio, Manhufe, Diálogo interartes.

Resumo

O romance Amadeo do escritor Mário Cláudio, publicado em 1984, compõe, ao lado das obras Guilhermina (1986) e Rosa (1988), a Trilogia da Mão, construída por relatos biográficos-ficcionais de três importantes artistas portugueses do limiar do século XIX e início do século XX. No caso de Amadeo, o diálogo intertextual que Mário Cláudio estabelecerá com o pintor Amadeo de Souza Cardoso é reafirmado pela escolha gráfica da edição do romance com a presença das obras do artista. A presente pesquisa tem o intuito de apresentar, ainda que de forma incipiente, uma abordagem de como é realizada uma (re)criação de Manhufe pela apropriação dos quadros do pintor Amadeo de Souza Cardoso, a partir de duas telas específicas: Casa de Manhufe, 1911-1912 e Cozinha da casa de Manhufe, 1913.Tomando como base epistemológica a intertextualidade, veremos como o romancista, apesar de manter em seu horizonte o texto fonte, ou de partida, como prefere Bassnett (2003), termina por recriar os quadros em seu texto de chegada, em virtude de seu próprio ato criativo.

Biografia do Autor

Adriana Gonçalves da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense – Brasil. Professora Efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais – Brasil.

Referências

ALVES, Maria Theresa Abelha. Um Porto em demanda de representação. Légua e Meia: Revista de Literatura e diversidade cultural. V.4, n.3, 2005.

ALVES, Maria Theresa Abelha. Textos e telas em diálogos intersemióticos. Revista Scripta (PUCMG), Belo Horizonte, v. 7, n.13, p. 99-114, 2004.

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da modernidade. Campinas: Papirus, 2003.

AUTOR DESCONHECIDO. Amadeo de Souza Cardoso: diálogo de vanguardas, CAM, FCG. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BASSNETT, S. Estudos da Tradução. Tradução de Vivina de Campos Figueiredo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

BUESCU, Helena. Incidências do olhar: percepção e representação. Natureza e registo descritivo na evolução do romance romântico (Portugal, França, Inglaterra). Lisboa: Caminho, 1990.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: Lições Americanas. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CLÁUDIO, Mário. Amadeo. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984.

CLÁUDIO, Mário. Meu porto. Lisboa: Dom Quixote, 2001.

CLUVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. In: Literatura e Sociedade 2 – revista de teoria literária e literatura comparada. São Paulo: USP, 1997.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Trad. Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

GONÇALVES, Aguinaldo José. Relações homológicas entre literatura e artes plásticas:algumas considerações. In: Literatura e Sociedade 2 – revista de teoria literária e literatura comparada. São Paulo: USP, 1997.

KRACAUER, Siegfried. A fotografia. In: O ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1977.

LESSING, G.E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Illuminuras, 1998.

LOURES, Carlos. Amadeo de Souza Cardoso. http://www.vidaslusofonas.pt/amadeo.html. Acessado em 05 de março de 2014.

RAMOS, Afonso. Cosinha da Casa de Manhufe. In: Centro de arte moderna. http://www.cam.gulbenkian.pt. Acessado em: 05 de abril de 2014.

ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. In: Texto e contexto, 5. ed., SP: Perspectiva, 1996, p. 75-97.

SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SEIXO, Maria Alzira. A palavra do romance: ensaios de genealogia e análise. Lisboa: Livros Horizontes, 1986.

STAM, Robert. “Beyond fidelity: the dialogics of adaptation”. In: NAREMORE, James. (org.). Film Adaptation. New Jersey: Tutgers University Press, 2000.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

DA SILVA, Adriana Gonçalves. Figurações de Manhufe em Amadeo de Mário Cláudio. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 26, p. 564–587, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4281. Acesso em: 26 abr. 2024.