Em busca do autor: intertextualidade e metalepse em Autobiografia de José Luís PEIXOTO
Visualizações: 514Palavras-chave:
intertextualidade, (auto)biografia, metalepse, José Luís Peixoto, José SaramagoResumo
Não por acaso o romance Autobiografia (2019), de José Luís Peixoto, articula a reflexão sobre o género (auto)biográfico com o fenómeno intertextual. Com efeito, ambos colocam de forma incisiva a questão da identidade ambígua do autor. Ao escrever a sua autobiografia (ou a biografia de outrem, o que paradoxalmente não impede de falar de si próprio), evocando a sua carreira literária, o escritor não pode deixar de referir os autores e livros que moldaram a sua obra e, até certo ponto, a sua identidade. A intertextualidade representa assim a fusão do “eu” e da alteridade. Além disso, os elementos oriundos de uma ficção têm a capacidade de passar de uma obra para a outra, transgredindo as fronteiras da narrativa, adquirindo novos sentidos, ganhando autonomia e revelando sentidos velados da obra que os contém. Esses elementos têm também, por vezes, a capacidade de povoar o real, através de metalepses que revelam a porosidade entre o real e a ficção. Assim sendo, a intertextualidade, ostentada no romance de José Luís Peixoto, reenvia para a ideia de expansão irrefreável da ficção. Esse processo é cada vez mais nítido na literatura contemporânea, num contexto inédito de ampla mediatização e circulação das obras literárias.
Referências
AMORIM, Sílvia. José Saramago. Art, théorie et éthique du roman. Paris : L’Harmattan, 2010.
ARNAUT, Ana Paula. José Saramago. Lisboa : Edições 70, 2008.
BARTHES Roland. Théorie du texte. Encyclopædia Universalis [em linha], 1973.
Disponível: http://www.universalis-edu.com/encyclopedie/theorie-du-texte/ Acessado em 24/01/2020.
COLONNA, Vincent. Autofiction & autres mythomanies littéraires. s.l.: Tristram, 2004.
DAUNAY, Bertrand. La métalepse du lecteur Ou la porosité du métatexte. Cahiers de Narratologie [em linha], n°32, Centre Interdisciplinaire Récits, Cultures, Psychanalyse, Langues et Sociétés – CIRCPLES, Université Nice-Sophia Antipolis, 2017.
Disponível: http://journals.openedition.org/narratologie/7855 Acessado em 25/01/2020
GASPARINI, Philippe. Autofiction. Une aventure du langage. Paris : Seuil, 2008.
GENETTE, Gérard. Figures III. Paris : Seuil, 1972.
GENETTE, Gérard. Palimpsestes. La littérature au second degré. Paris : Seuil, 1982.
HOUDART-MEROT, Violaine. L'intertextualité comme clé d'écriture littéraire. Le français aujourd’hui, v. 2 n° 153, Paris : Armand Colin, p. 25-32, 2006.
KRISTEVA, Julia. Sèméiôtikè. Recherches pour une sémanalyse. Paris: Seuil, 1969.
LAVOCAT, Françoise. Fait et fiction. Pour une frontière. Paris : Seuil, 2016.
LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique. Paris : Seuil, 1975, 1996 (Nouvelle édition augmentée).
LEJEUNE, Philippe. Écrire sa vie. Du pacte au patrimoine autobiographique. Paris : Mauconduit, 2015.
PEIXOTO, José Luís. Autobiografia. Lisboa: Quetzal, 2019.
REIS, Carlos. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Caminho, 1998.
RICŒUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris : Seuil, 1990.
SAINT-GELAIS, Richard. La fiction à travers l’intertexte: pour une théorie de la transfictionnalité. In Frontières de la fiction. Dir. Alexandre Gefen et René Audet. Québec : Nota bene/France: Presses Universitaires de Bordeaux, p. 43-75, 2001.
SAINT-GELAIS, Richard. Fictions transfuges. La transfictionnalité et ses enjeux. Paris: Seuil, 2011.
SARAMAGO, José. Manual de Pintura e Caligrafia. Lisboa: Caminho, 1983 (1ª ed. 1977).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).