“O circo”: uma análise do poema narrativo de João Cabral de Melo Neto
Visualizações: 1360Palavras-chave:
poema narrativo, João Cabral de Melo Neto, Crime na Calle Relator.Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise da narratividade do poema “O Circo”, de João Cabral de Melo Neto, publicado na obra Crime na Calle Relator (1987). Para isso, primeiramente, será apresentado um breve histórico sobre o poema narrativo na literatura ocidental, os elementos de sua composição convencionados pela tradição do gênero e a sua transformação, para que, por fim, a partir do cotejo com essas informações, possa ser realizada a análise do poema em questão, numa tentativa de se chegar a uma compreensão de algumas peculiaridades do verso narrativo de Cabral.
Referências
ATHAYDE, Felix de. Idéias fixas de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
BARBOSA, João Alexandre. João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Publifolha, 2001.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 42. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. 5. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
CAMÕES, Luis de. Os Lusíadas. Edição comentada. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980.
MELO NETO, João Cabral. Crime na Calle Relator. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
SALES, José Batista de. O poema narrativo no Brasil. Das origens a Mario de Andrade. Relatório de estágio pós-doutoral. Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGRS. Porto Alegre, 2009.
SECCHIN, Antonio Carlos. “João Cabral – Do Fonema ao Livro”. In: NETO, S. C. M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, p. 14-21.
HANSEN, João Adolfo. “Notas sobre o gênero épico”. In: TEIXEIRA, Ivan (Org.) Épicos. (Prosopopéia, O Uraguai, Caramuru, Vila Rica, A Confederação dos Tamoios, I Juca Pirama). São Paulo: EDUSP/ Imprensa Oficial, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).