O retrato e a representação grotesca, em Retrato de Rapaz, de Mário Cláudio

Autores

Palavras-chave:

retrato, grotesco, representação, Mário Cláudio, Retrato de Rapaz

Resumo

Retrato de Rapaz (2013) é uma obra fascinante, escrita por Mário Cláudio, onde se observa a relação tantas vezes conturbada como harmoniosa entre mestre e discípulo. A novela conta a história de Gian Giacomo, um aprendiz do célebre e renomado Leonardo da Vinci, que o artista acolhe no seu estúdio, rebatizando-o com o nome de Salai, nome deveras grotesco, que significa “pequeno diabo”, e o seu percurso com o génio da pintura ao longo dos seus anos de crescimento e amadurecimento. O tema do retrato literário, associado à representação grotesca, é a base do presente trabalho, onde vão ser apresentadas reflexões sobre o modo como a atmosfera macabra está presente nos diversos espaços e personagens da trama, influenciando a própria representação que o artista, Leonardo, quer fazer do seu jovem aprendiz, Giacomo.  

Biografia do Autor

Joana Palha, Universidade do Minho

Mestre em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas

Instituto de Letras e Ciências Humanas, 

Universidade do Minho, Braga, Portugal

Referências

CLÁUDIO, Mário. Retrato de Rapaz. Alfragide: Publicações D. Quixote, 2013.

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Publicado

2021-01-21

Como Citar

Palha, J. (2021). O retrato e a representação grotesca, em Retrato de Rapaz, de Mário Cláudio. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, 2(25), 497–511. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4329