Pornografia grotesca em Octavio Paz

Visualizações: 1030

Autores

  • Adriana Carolina Hipolito de Assis UFSC

Palavras-chave:

Pornografia, Grotesco, Picaresca, Octavio Paz, Jacques LacanANONIMO. La vida Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades. Huemul, Buenos Aires, 1972. BAKHTIN, Mikhail. A Cultura popular na Idade Média e no Renascimento – O contexto de François R

Resumo

O presente trabalho trata da pornografia como algo essencialmente grotesco. O grotesco bakhtiniano apresenta o mundo de Rabelais dentro de um banquete de proporções gigantescas, grotescas, assim como expõe o corpo latino pícaro em quase todas suas obras por Octavio Paz, corpo esse que também está presente na poesia concreta brasileira. As imagens poéticas expõem um universo de faltas grotescas e pornográficas que dão conta do imaginário latino.

Biografia do Autor

Adriana Carolina Hipolito de Assis, UFSC

Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Pós-Graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: mitopoética, literatura infantil, poesia concreta, critica literária, Octavio Paz, picaresca, corpo em Jacques Lacan.

Referências

ANONIMO. La vida Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades. Huemul, Buenos Aires, 1972.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura popular na Idade Média e no Renascimento – O contexto de François Rabelais. SP: Hucitec, 1993a.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. RJ: Nova Fronteira, 1984.

FOURIER, Charles. El Nuevo mundo industrial y societário. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.

FOURIER, Charles. Guia dos Cornudos. Florianópolis: Editora Insular, 1996.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. RJ: ZAHAR, 1985.

GONZÁLES, Mario. O romance Picaresco. SP: Ática, 1988.

JIMÉNEZ, Antonio. Picardia Mexicana. México, Libro Mex. Editores, 1960.

KONDER, Leandro. Fourier, o socialismo do prazer. RJ: Civilização Brasileira, 1998.

LACAN, Jacques. Nomes-do- Pai. RJ: Zahar, 2005.

LACAN, Jacques. O Seminário livro 3 – As psicoses. RJ: Zahar, 2010.

LACAN, Jacques. O Seminário livro 4 – A relação de objeto. RJ: Zahar, 1995.

LACAN, Jacques. O Seminário livro 5 - As formações do inconsciente. RJ: Zahar, 1999b.

LACAN, Jacques. O Seminário livro 17 – O Avesso da Psicanálise. RJ: Zahar, 1992.

NARANJA, Rodrigo. Barroco Excremental Conjunciones y Disyunciones em la ensayistica de Octavio Paz. AITHESIS, Nº39 (2006): 85 – 96. Instituto de Estética – PUC-Chile.

PALMA-FERREIRA, João. Do pícaro na Literatura portuguesa. Portugal, Biblioteca Breve, v. 59, 1981.

PAZ, Octavio. Ideas y Costumes II Usos y Símbolos. Obras Completas. México: Círculo de Lectores, Fundo de Cultura Económica, 1996.

PAZ, Octavio. Signos em Rotação. SP: Perspectiva, 1972.

PIGNATARI, Décio. Poesia, pois é poesia. Cotia, SP: Ateliê ed.: Campinas, SP: UNICAMP, 2004.

RABELAIS, François. O Gigante Gargântua. SP: Clube do Livro, 1961.

SADE, Marquês de. Cento e Vinte Dias de Sodoma. A escola da libertinagem. SP: Iluminuras, 2006.

SARDUY, Severo. Barroco. Lisboa: Veja, 1988.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

ASSIS, Adriana Carolina Hipolito de. Pornografia grotesca em Octavio Paz. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 4, n. 27, p. 28–48, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4371. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre